HPS 28 de Agosto, em Manaus (AM), participa de simulado de emergência
9 de outubro de 2025
Créditos: Guilherme Fragas (Com informações da Comunicação da SES)
Fotos: Guilherme Fragas
Treinamento focou na resposta rápida da equipe para casos de acidentes com queimados
O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade do Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus (AM), participou nesta quarta-feira (08/10), do 1º Simulado Integrado de Sinistro Envolvendo Múltiplas Vítimas e Transporte de Produtos Perigosos, promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amazonas. A ação reuniu diversas instituições de segurança, defesa civil e saúde, com o objetivo de testar e aprimorar o tempo de resposta, o controle de riscos e a eficiência dos protocolos em situações de emergência complexas.
O exercício, na rodovia BR-174, no quilômetro 866, nas proximidades do Parque de Exposições Dr. Eurípedes Ferreira Lins, simulou uma colisão entre duas carretas — transportando gás natural liquefeito (GNL) e óleo diesel — e um ônibus de passageiros. O cenário simulado envolveu 12 vítimas, sendo cinco com ferimentos leves, quatro em estado grave e três óbitos.
O HPS 28 de Agosto fez a simulação de atendimento de vítimas com queimaduras, como conta o Diretor Técnico do CHS, Roberto Zonta. "Nós somos referência para o atendimento de queimados no Amazonas e esse simulado só reforça que estamos preparados. A primeira estabilização é realizada no politrauma, que tem uma equipe preparada para esse tipo de atendimento e depois o paciente segue para a unidade de queimados que dá o suporte secundário", afirmou.
A iniciativa integra o Plano de Atuação Integrada (PAI), que busca aprimorar continuamente os procedimentos de segurança, atendimento médico e gestão de riscos em situações que possam afetar a saúde pública e o meio ambiente. De acordo com a secretária executiva adjunta de assistência da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Mônica Melo, a participação no exercício permitiu avaliar a assistência nas unidades. “As nossas unidades de saúde estão preparadas para agir com rapidez, eficiência e cuidado em situações com múltiplas vítimas. Cada profissional sabe a importância do seu papel nesses momentos, e a SES-AM conta com protocolos bem definidos para garantir uma resposta ágil e humanizada”, disse.