Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


HPS 28 de Agosto, em Manaus (AM), participa de simulado de emergência


9 de outubro de 2025
Créditos: Guilherme Fragas (Com informações da Comunicação da SES)
Fotos: Guilherme Fragas



Treinamento focou na resposta rápida da equipe para casos de acidentes com queimados

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade do Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus (AM), participou nesta quarta-feira (08/10), do 1º Simulado Integrado de Sinistro Envolvendo Múltiplas Vítimas e Transporte de Produtos Perigosos, promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amazonas. A ação reuniu diversas instituições de segurança, defesa civil e saúde, com o objetivo de testar e aprimorar o tempo de resposta, o controle de riscos e a eficiência dos protocolos em situações de emergência complexas.

O exercício, na rodovia BR-174, no quilômetro 866, nas proximidades do Parque de Exposições Dr. Eurípedes Ferreira Lins, simulou uma colisão entre duas carretas — transportando gás natural liquefeito (GNL) e óleo diesel — e um ônibus de passageiros. O cenário simulado envolveu 12 vítimas, sendo cinco com ferimentos leves, quatro em estado grave e três óbitos.

O HPS 28 de Agosto fez a simulação de atendimento de vítimas com queimaduras, como conta o Diretor Técnico do CHS, Roberto Zonta. "Nós somos referência para o atendimento de queimados no Amazonas e esse simulado só reforça que estamos preparados. A primeira estabilização é realizada no politrauma, que tem uma equipe preparada para esse tipo de atendimento e depois o paciente segue para a unidade de queimados que dá o suporte secundário", afirmou.

A iniciativa integra o Plano de Atuação Integrada (PAI), que busca aprimorar continuamente os procedimentos de segurança, atendimento médico e gestão de riscos em situações que possam afetar a saúde pública e o meio ambiente. De acordo com a secretária executiva adjunta de assistência da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Mônica Melo, a participação no exercício permitiu avaliar a assistência nas unidades. “As nossas unidades de saúde estão preparadas para agir com rapidez, eficiência e cuidado em situações com múltiplas vítimas. Cada profissional sabe a importância do seu papel nesses momentos, e a SES-AM conta com protocolos bem definidos para garantir uma resposta ágil e humanizada”, disse.