HDS migra sistema MV para ambiente em nuvem
Com o objetivo de otimizar o fluxo de atendimento, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS realizou a migração do sistema MV para uma base de dados unificada. A mudança resultou na substituição do prontuário eletrônico e demais módulos de apoio administrativo para o ambiente em nuvem unificando o prontuário do paciente na rede estadual de saúde. A inovação tecnológica possibilita a integração das informações do histórico do paciente de forma eletrônica e propicia acurácia com exatidão e interoperabilidade nas atualizações do prontuário de cada paciente.
O novo método começou a ser utilizado no dia 1º de maio. Para a Diretora Técnica da instituição, Dra. Lívia Evangelista da Rocha Aguilar a expectativa é de que a mudança seja benéfica tanto para o paciente como para o profissional. “O prontuário agora passa a ser único, com isso o profissional terá acesso a todas as informações dos atendimentos que o paciente recebeu em outras unidades de saúde”, ressalta.
Nas semanas que antecederam a transição do sistema o Diretor Administrativo e Financeiro do HDS, Darlan Dias Santana reuniu-se com supervisores e líderes de áreas e destacou a importância de todos orientarem as equipes e apoiarem a implantação do novo projeto. “É um projeto institucional da Secretária Estadual de Saúde do Estado de Goiás e é preciso que todos estejam juntos, focado em uma postura de apoio”.
O analista de suporte da unidade, Roald Miashiro Borges, explica que o armazenamento em nuvem é um recurso que possibilita o acesso às informações de forma remota, onde são armazenados grandes volumes de dados de forma preservada. Desde o início do ano o HDS tem passado por várias mudanças, sempre com foco em alcançar a excelência nos serviços prestados à população.
Para a Diretora Geral da unidade, Dra. Mônica Ribeiro Costa essa é uma mudança que representa inovação uma vez que o prontuário do paciente passa a ser único em todos os hospitais da rede estadual, permitindo compartilhamento de exames e dos atendimentos realizados em todas as unidades, com potencial melhoria do seguimento do paciente.