Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Crer realiza curso para professores sobre inclusão e práticas pedagógicas voltadas à neurodiversidade


21 de outubro de 2025



O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu, nos dias 17 e 18 de outubro, o 5º Curso de Formação em Adaptação Curricular para Professores, voltado a docentes das redes pública e particular de ensino de Goiás. A iniciativa teve como objetivo promover o entendimento sobre o diagnóstico básico de autismo e deficiência intelectual, apresentar metodologias de intervenção amplamente utilizadas e discutir práticas pedagógicas adaptadas que favorecem a inclusão escolar.

Com a participação de 65 profissionais de diversas regiões do estado, o curso foi realizado no auditório do Crer e contou com uma programação diversificada, abordando temas como: Transtornos do Neurodesenvolvimento e diagnóstico diferencial; a contribuição da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia para a inclusão escolar; o método das boquinhas e o brincar funcional como facilitadores da aprendizagem; compreensão da linguagem; cuidado integral da criança neurodivergente com interfaces entre Odontologia, Farmácia e Nutrição, além de adaptação curricular e manejo do comportamento disruptivo no contexto escolar.

A supervisora da clínica intelectual do Crer, Sofia Mustafé, destacou a importância da iniciativa para a promoção da inclusão: “Capacitar professores é investir na base da inclusão. Quando o educador compreende as singularidades do aluno com deficiência intelectual, ele é capaz de transformar o ambiente escolar em um espaço de desenvolvimento e acolhimento. Essa troca de saberes fortalece tanto os profissionais quanto os alunos e suas famílias”, afirma.

Para o diretor geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, o curso consolida o papel do hospital como um centro de referência em ensino e formação: “O Crer tem como missão unir a excelência assistencial ao compromisso com o conhecimento. Ao promover ações formativas como essa, contribuímos não apenas para o aprimoramento profissional, mas também para uma sociedade mais consciente, empática e inclusiva”, destaca.

A professora Maria das Graças Oliveira, 49, participante do curso e docente da rede pública de Goiânia, ressaltou o impacto da formação em sua prática pedagógica: “Foi uma experiência enriquecedora. As palestras nos ajudaram a enxergar novas formas de ensinar e adaptar o conteúdo para atender nossos alunos com deficiência. Saio daqui com mais segurança e motivação para aplicar o que aprendi em sala de aula”, ressalta.

Com iniciativas como esta, o Crer reafirma seu papel de referência na reabilitação, educação inclusiva e promoção da cidadania, fortalecendo sua presença na sociedade goiana, contribuindo para a transformação da realidade de crianças com deficiência intelectual e oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), excelência no cuidado, ensino e pesquisa, acesso à informação e o respeito à diversidade em todos os espaços sociais.



Com a formação, os professores puderam se aprofundar sobre o processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual (Foto Klysman Prado).jpg
_MG_4287.jpg
_MG_4194.jpg
_MG_4179.jpg
_MG_4059.jpg
_MG_4038.jpg
_MG_3891.jpg
_MG_3707.jpg
_MG_3612.jpg
_MG_3584.jpg
Com a formação, os professores puderam se aprofundar sobre o processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual (Foto Klysman Prado).jpg
_MG_4287.jpg
_MG_4194.jpg
_MG_4179.jpg
_MG_4059.jpg
_MG_4038.jpg
_MG_3891.jpg
_MG_3707.jpg
_MG_3612.jpg
_MG_3584.jpg