HEJ é a primeira unidade de saúde do Sudoeste Goiano a participar do Projeto de Identificação Neonatal do Governo de Goiás
No dia 10 de outubro, o Governo de Goiás, lançou oficialmente o Projeto Identificação Neonatal Goiás, durante cerimônia oficial no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Este projeto é fruto de uma colaboração entre as Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP/GO), representada pela Polícia Civil, e a Secretaria de Saúde do Estado (SES). O evento contou com a presença do diretor-geral do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), André Alves dos Santos, e do diretor técnico, Pedro Vinicius Leite de Sousa, que representaram a instituição. Durante a solenidade, foram entregues simbolicamente os kits de equipamentos biométricos necessários para a implementação do projeto.
O projeto teve seu início na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia, e agora se expande para dez maternidades estaduais, incluindo o HEJ. As unidades que implementarem o protocolo completo receberão o Selo Maternidade Segura, um reconhecimento pelas práticas adotadas para garantir a segurança das crianças. O diretor-geral do HEJ, André Alves dos Santos, expressou suas expectativas em relação à iniciativa da ação na instituição, afirmando que este projeto traz tecnologia de ponta alinhada à humanização do atendimento, garantindo o vínculo entre a mãe e o bebê desde o nascimento. "É com muito orgulho que participamos dessa iniciativa, que certamente resultará no Selo Maternidade Segura, em nossa unidade de Jataí."
Implantação no HEJ
No dia 15 de outubro, o HEJ iniciou os treinamentos para a implementação do Projeto Identificação Neonatal na instituição. A capacitação foi ministrada pela policial civil e especialista em papiloscopia, Laiz Drieli Rigueto, que orientou as equipes de enfermagem da maternidade na coleta de impressões digitais e no registro de dados no sistema. Laiz enfatizou a relevância da iniciativa, pontuando. "É fundamental destacar que a instituição é a primeira da região sudoeste a aderir ao programa, que contribuirá significativamente para a prevenção de crimes e a proteção dos direitos das crianças e de suas famílias."
Franklin Moraes, pai de Maldini Assis Pimenta, o primeiro recém-nascido a participar da iniciativa no HEJ, expressou sua satisfação. "Estou muito feliz que ele tenha sido o primeiro bebê a participar desse novo projeto e dessa nova técnica. Tudo o que vem para somar e beneficiar a segurança e a integridade dos processos é bem-vindo."