Profissionais do HCN tomam segunda dose da vacina contra o coronavírus
Cerca de 250 profissionais do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN) localizado em Uruaçu, receberam ontem, 4 de maio, a segunda dose da vacina contra o coronavírus. A ação conta com a parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde do município. Para quem vai tomar a segunda dose, a vacina será a Coronavac/Sinovac. Para quem for tomar a primeira, será a Astrazeneca/Oxford. No próximo dia 7, a previsão é vacinar mais 200 profissionais.
O nutricionista Geisson dos Santos Fernandes, de uma empresa parceira, foi o primeiro a receber a segunda dose. Para ele não importa qual a vacina, mas sim ficar imunizado de forma eficaz. “É necessário que a população seja vacinada para que o número de infectados e consequentemente de mortos diminua e venha a cessar”, frisa com esperança o nutricionista.
De acordo com balanço do consórcio dos veículos de imprensa, com informações das secretarias da saúde, o Brasil contabiliza quase 410 mil óbitos desde o início da pandemia. Goiás registrou 15.192 mortes.
“Todas as pessoas que receberam as vacinas precisam continuar com os cuidados como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel nas mãos. É preciso a conscientização de que a vacina é um caminho, mas cada um tem que fazer a sua parte nessa luta que é acabar com a disseminação do vírus, que se torna a cada dia mais mortal”, explica a diretora-geral do HCN, Anamaria Arruda.
Sobre o HCN
O objetivo do HCN é oferecer um atendimento ético e humanizado para os pacientes com Covid-19. A unidade foi inaugurada como parte das ações do Governo Estadual para a ampliação de leitos. O hospital tem capacidade instalada de 186 leitos, sendo 68 leitos Críticos (UTI) e 118 leitos Semicríticos (enfermaria), que estão sendo ocupados conforme a demanda da Central de Regulaçao do Estado de Goiás (CRE). O atendimento ao paciente é de caráter multi e interdisciplinar. Como integrante da Rede Própria de Atenção à Saúde do Estado de Goiás e sendo uma unidade de porta 100% regulada, o HCN somente recebe pacientes encaminhados pela Central de regulação do Estado (CRE).


