Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Colaboradores do HEJ são orientados sobre a prática do SBAR Verbal


27 de outubro de 2025
Créditos: Saulo Humberto
Fotos: Saulo Humberto



O Núcleo de Segurança e Qualidade do Paciente do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) realizou no dia 27 de outubro, treinamento sobre a prática do ‘SBAR Verbal’ aos colaboradores das áreas assistenciais da unidade de saúde. Durante a capacitação, denominada Pense SBAR, os profissionais foram orientados sobre o que é a ferramenta, como praticar e a importância dela.

O SBAR é um método utilizado para comunicação efetiva entre as equipes assistenciais. Ele serve para demonstrar a situação do paciente, um breve histórico, uma avaliação e as recomendações para continuidade do atendimento. A ferramenta é utilizada durante as trocas de plantões dos colaboradores e também durante a transferência de um paciente de uma área para outra da unidade de saúde.

O supervisor de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do HEJ, Rafael Pereira, destaca a importância da capacitação. “Nós estamos aplicando o treinamento de SBAR, visto que atualmente, é uma das melhores formas de comunicação, a fim de que ela se torne efetiva dentro do ambiente hospital para que possamos garantir com que todas as informações sejam transmitidas visando a segurança do paciente e a qualidade do cuidado”, diz. Rafael explica ainda que essa ferramenta pode ser realizada tanto verbal quanto no prontuário. “Hoje, nós estamos pontuando o SBAR na questão verbal, para garantir que essa informação de transferências do paciente, principalmente de uma clínica para outra, garanta a segurança das informações dentro do ambiente onde se encontra”, afirma.

A enfermeira Andréia Janaína Silva diz que o treinamento é importante, pois o SBAR é uma prática diária durante o exercício das atividades da equipe. “A gente realiza essa tratativa o dia todo, nos momentos que vamos comunicar para a equipe que eu preciso de alguma informação, falar com o médico se o paciente está estabilizado ou se ele melhorou. Então, por exemplo, utilizamos o SBAR o tempo inteiro aqui no Pronto Socorro, principalmente nas passagens de plantões. Quando eu vou passar o plantão para outro colega, eu tenho que passar a queixa do paciente, como ele evoluiu durante todo o período, para o enfermeiro dar continuidade ao atendimento, para que o plantão seja perfeito, com a mínima intercorrência possível”, explica. Andréia comenta ainda sobre o seu conhecimento referente à técnica. “Eu conheci o SBAR na prática. Por nome, eu estou conhecendo agora, mas já praticamos ele há algum tempo. O ensinamento foi de suma importância para que possamos ter mais conhecimento. Com certeza teremos uma melhora significativa com essa capacitação."

A analista de Qualidade da Segurança do Paciente, Muriel Barbosa, explica que a ideia da capacitação surgiu após uma reunião da Comissão do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. “Nós chegamos à conclusão que a maioria das falhas que aconteceram no mês de setembro, relacionadas às notificações, foi por falta de comunicação. Diante disso, nós sugerimos a aplicação deste treinamento permanente sobre o SBAR.”

Muriel destaca também que apesar do conhecimento da ferramenta, o aperfeiçoamento contínuo é importante. “Nós vimos que muitos não tinham o conhecimento do nome na teoria, às vezes até faziam, mas o treinamento permanente é para isso, tem o intuito de melhorar o atendimento e a comunicação”, conclui.