Projeto In-Plantar promove treinamento à equipe assistencial do HMSA
Na última quinta-feira (06/11), o Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana (HMSA), unidade da Prefeitura de Santana de Parnaíba, iniciou o Projeto In-Plantar, que consiste na aplicação de treinamentos teóricos e práticos aos novos colaboradores da equipe assistencial. Esses treinamentos visam preparar o time para atuar na rotina hospitalar seguindo o propósito da Agir: cuidar de vidas. Tudo isso reconhecendo e respeitando a bagagem de cada profissional.
Talita Souza Machado, Supervisora de Qualidade; Juliana Bittencourt, Encarregada Assistencial; Júnio César Machado, Analista de Qualidade; e Aline de Oliveira, Analista de Saúde; membros do time corporativo da Agir, ministraram o Onboarding, compartilhando a cultura da instituição e os sistemas utilizados na rotina de trabalho, colocando em primeiro plano o acolhimento e o cuidado humanizado para com o paciente.
Também foi contextualizada a atuação da Superintendência Técnica Assistencial (STA) bem como sua estrutura atual, que inclui a Gerência Corporativa Assistencial (GCASS), a Coordenação de Contratos Assistenciais (COCAS) e a Gerência Corporativa de Modelagem e Padronização de Serviços (GCMPS), ilustrando como a Agir se organiza enquanto instituição no que tange à gestão de documentos e outras atividades que, direta ou indiretamente, refletem na qualidade da estrutura e atendimento que serão entregues ao paciente.
Na parte prática, a Agir organizou treinamentos práticos por turno (diurno/noturno/12x36) e por área (UTI, Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico e afins) e serviços de apoio (farmácia, nutrição, recepção e maqueiros), envolvendo cargos-chave como supervisores de enfermagem, enfermeiros plantonistas, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e fisioterapeutas. Os supervisores receberam um pacote com roteiros, indicadores e materiais para replicar e acompanhar a aplicação. Enquanto isso, os colaboradores participaram de simulações que incluem: a transferência estruturada de informações, responsabilidades e cuidados com o paciente, além de checagens práticas de segurança, garantindo que o cuidado seja contínuo e uniforme entre os turnos.
