3º Experience Care Agir: abertura contou com palestra sobre a experiência do paciente centrada na escuta e na participação
A Agir iniciou a 3° edição da Experience Care Agir, evento anual que discute e promove aprendizado sobre as melhores práticas para a satisfação do paciente, com uma palestra com o tema: “Construindo juntos: a experiência do paciente a partir da escuta e da participação”, ministrada por Maiana Sousa, enfermeira doutora em segurança do paciente pela UFG, com doutorado sanduíche na University of Montreal, no Canadá.
A Cerimônia de Abertura contou com a presença do Dr. Guillermo Sócrates, Superintendente Técnico Assistencial da Agir, que ressaltou a necessidade de a atuação profissional em saúde estar voltada para a satisfação do paciente: “Precisamos compreender que, para tornarmos a experiência do paciente mais proveitosa, nós necessitamos nos comunicar e somos nós que fazemos com que a experiência do paciente seja a melhor possível”, afirmou.
O evento foi conduzido por Lilia Ferreira Ribeiro, gerente corporativa assistencial da Agir, que ressaltou que a programação da 3° Experience Care Agir seguirá durante toda a semana, com encontros e atividades nas unidades que pensarão sobre práticas implementáveis e sustentáveis para melhorar a jornada do paciente e sua percepção sobre o trabalho de cuidado exercido.
Experiência do paciente
Durante a cerimônia, a enfermeira Maiana Sousa, Doutora em Segurança do Paciente e Gerente de Alta confiabilidade no Hospital 9 de Julho, ministrou a palestra sobre a experiência do paciente a partir da escuta e da participação. Na ocasião, ela indicou os caminhos possíveis para que o paciente realmente se sinta acolhido e participante do processo de cuidado.
“Quando os pacientes se sentem ouvidos, cuidados e satisfeitos, os resultados clínicos melhoram significativamente”, disse Maiana, que apresentou pesquisas que comprovam essa perspectiva, colocando em evidência o fato de que a cura é consequência de um processo de parceria entre o profissional de saúde, o paciente e o acompanhante cuidador.
Por fim, foi colocado em evidência que a participação do paciente é um direito que fortalece a relação com os profissionais e torna o cuidado mais efetivo, pois eles oferecem percepções únicas, que podem reduzir eventos adversos e contribuir para melhorias significativos. Maiana ainda ressaltou que o engajamento é estimulado por educação, feedbacks e valorização do conhecimento do paciente, com sensibilidade cultural e decisões compartilhadas.
