Um ano de gestão da Agir Saúde no CHS consolida expansão de serviços, modernização e avanços na assistência no AM
Mais de 162 mil atendimentos de urgência e emergência e 8,7 mil cirurgias marcam o primeiro ano do novo modelo
O Complexo Hospitalar Sul (CHS) completa, nesta segunda-feira (1º/12), um ano sob gestão da Agir Saúde. O período foi marcado pela expansão de serviços, modernização da infraestrutura e avanços na assistência, consolidando o CHS como referência em alta complexidade na rede estadual de saúde.
Formado pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto (HPS 28) e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), o Complexo registrou, em 11 meses, mais de 162 mil atendimentos de urgência e emergência, 8,7 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 3,4 mil partos.
De acordo com o superintendente executivo da Agir Saúde, Lucas Paula da Silva, o CHS foi a primeira unidade da Agir fora de Goiás, concretizando o sonho de expandir o modelo de gestão, focado em excelência, humanização e resultados efetivos.
“Em 2025, ampliamos em mais de 10% os procedimentos cirúrgicos, tecnologias inovadoras, como o painel de monitoramento de leitos, e reduzimos o tempo de espera por cirurgias. Esses resultados mostram que o CHS abriu caminho para a expansão nacional da Agir e nossa capacidade de transformar a saúde pública onde quer que estejamos”, destacou.
Segundo o diretor-geral do CHS, Hernani Vaz Kruger, a atuação da Agir permitiu a reestruturação de áreas estratégicas e a oferta de novas especialidades, como infectologia, hemoterapia, farmácia 24 horas e farmácias satélites nas UTIs.
“Além das inovações tecnológicas e de infraestrutura entregues à população, com o que há de mais moderno, avançamos no desenvolvimento dos nossos profissionais, com uma intensa agenda de treinamentos, capacitações e encontros científicos. Nesse período, consolidamos o CHS como um dos melhores lugares para se trabalhar na saúde no Brasil”, enfatizou.
Entre as primeiras entregas da gestão esteve a ativação do centro cirúrgico do HPS 28 de Agosto em regime 24 horas, reduzindo o tempo médio de espera por procedimentos de 45 para cinco dias. No IMDL, foram retomadas as cirurgias ginecológicas, enquanto o Centro de Parto Normal Integrado (CPNI) passou a operar 24 horas, ampliando o número de partos naturais e contribuindo para a redução da taxa de cesáreas.
A reestruturação assistencial avançou também no diagnóstico por imagem, com a entrega da primeira Ressonância Magnética 24 horas da rede estadual, capaz de realizar até 750 exames mensais. Outra inovação foi a implantação do Fast Track, reorganizando os casos de menor complexidade e reduzindo o tempo de espera na emergência.
Modernização da infraestrutura
Nos últimos meses, o Complexo Hospitalar Sul avançou em uma série de melhorias estruturais que elevam a capacidade assistencial e consolidam um novo padrão de qualidade nos serviços. Entre essas entregas, destaca-se a reativação da Estação de Tratamento de Esgoto, que marcou um novo capítulo na infraestrutura do CHS, reforçando o compromisso com a qualidade assistencial, a sustentabilidade e o pleno funcionamento dos serviços.
Foi inaugurada também a Unidade de Internação do 5º andar do HPS 28 de Agosto, com 83 leitos, 12 enfermarias, três leitos de isolamento, painéis digitais integrados ao prontuário eletrônico, climatização automatizada, farmácia satélite e sistema de chamadas por leito. O 4º andar segue em reforma de modernização, com entrega prevista para dezembro.
Também está em construção a Policlínica e Hospital Dia, com quase 300 metros quadrados, destinada inicialmente aos pacientes egressos, com capacidade para 80 atendimentos diários, consultórios multiprofissionais, sala de Raios-X e área de observação.
Entre outubro e novembro, o Complexo recebeu mais de 300 dos 555 equipamentos previstos, incluindo ventiladores pulmonares, incubadoras neonatais, cardioversores, oxímetros portáteis, aspiradores cirúrgicos e bisturis eletrônicos. A entrega contou com a visita e vistoria do Governador Wilson Lima e da secretária de Saúde Nayara Maksoud.
Certificação internacional
Em outubro, o CHS conquistou o selo Great Place to Work (GPTW), certificação internacional que reconhece a unidade como um excelente local para trabalhar, com base na percepção dos colaboradores, avaliando credibilidade, respeito, imparcialidade e orgulho de pertencer.
