Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


Um ano de gestão da Agir Saúde no CHS consolida expansão de serviços, modernização e avanços na assistência no AM


1 de dezembro de 2025
Créditos: Comunicação CHS
Fotos: Arquivo CHS e Secom AM



Mais de 162 mil atendimentos de urgência e emergência e 8,7 mil cirurgias marcam o primeiro ano do novo modelo

O Complexo Hospitalar Sul (CHS) completa, nesta segunda-feira (1º/12), um ano sob gestão da Agir Saúde. O período foi marcado pela expansão de serviços, modernização da infraestrutura e avanços na assistência, consolidando o CHS como referência em alta complexidade na rede estadual de saúde.

Formado pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto (HPS 28) e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), o Complexo registrou, em 11 meses, mais de 162 mil atendimentos de urgência e emergência, 8,7 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 3,4 mil partos.

De acordo com o superintendente executivo da Agir Saúde, Lucas Paula da Silva, o CHS foi a primeira unidade da Agir fora de Goiás, concretizando o sonho de expandir o modelo de gestão, focado em excelência, humanização e resultados efetivos.

“Em 2025, ampliamos em mais de 10% os procedimentos cirúrgicos, tecnologias inovadoras, como o painel de monitoramento de leitos, e reduzimos o tempo de espera por cirurgias. Esses resultados mostram que o CHS abriu caminho para a expansão nacional da Agir e nossa capacidade de transformar a saúde pública onde quer que estejamos”, destacou.

Segundo o diretor-geral do CHS, Hernani Vaz Kruger, a atuação da Agir permitiu a reestruturação de áreas estratégicas e a oferta de novas especialidades, como infectologia, hemoterapia, farmácia 24 horas e farmácias satélites nas UTIs. 

“Além das inovações tecnológicas e de infraestrutura entregues à população, com o que há de mais moderno, avançamos no desenvolvimento dos nossos profissionais, com uma intensa agenda de treinamentos, capacitações e encontros científicos. Nesse período, consolidamos o CHS como um dos melhores lugares para se trabalhar na saúde no Brasil”, enfatizou.

Entre as primeiras entregas da gestão esteve a ativação do centro cirúrgico do HPS 28 de Agosto em regime 24 horas, reduzindo o tempo médio de espera por procedimentos de 45 para cinco dias. No IMDL, foram retomadas as cirurgias ginecológicas, enquanto o Centro de Parto Normal Integrado (CPNI) passou a operar 24 horas, ampliando o número de partos naturais e contribuindo para a redução da taxa de cesáreas.

A reestruturação assistencial avançou também no diagnóstico por imagem, com a entrega da primeira Ressonância Magnética 24 horas da rede estadual, capaz de realizar até 750 exames mensais. Outra inovação foi a implantação do Fast Track, reorganizando os casos de menor complexidade e reduzindo o tempo de espera na emergência.

Modernização da infraestrutura

Nos últimos meses, o Complexo Hospitalar Sul avançou em uma série de melhorias estruturais que elevam a capacidade assistencial e consolidam um novo padrão de qualidade nos serviços. Entre essas entregas, destaca-se a reativação da Estação de Tratamento de Esgoto, que marcou um novo capítulo na infraestrutura do CHS, reforçando o compromisso com a qualidade assistencial, a sustentabilidade e o pleno funcionamento dos serviços.

Foi inaugurada também a Unidade de Internação do 5º andar do HPS 28 de Agosto, com 83 leitos, 12 enfermarias, três leitos de isolamento, painéis digitais integrados ao prontuário eletrônico, climatização automatizada, farmácia satélite e sistema de chamadas por leito. O 4º andar segue em reforma de modernização, com entrega prevista para dezembro.

Também está em construção a Policlínica e Hospital Dia, com quase 300 metros quadrados, destinada inicialmente aos pacientes egressos, com capacidade para 80 atendimentos diários, consultórios multiprofissionais, sala de Raios-X e área de observação.

Entre outubro e novembro, o Complexo recebeu mais de 300 dos 555 equipamentos previstos, incluindo ventiladores pulmonares, incubadoras neonatais, cardioversores, oxímetros portáteis, aspiradores cirúrgicos e bisturis eletrônicos. A entrega contou com a visita e vistoria do Governador Wilson Lima e da secretária de Saúde Nayara Maksoud.

Certificação internacional  

Em outubro, o CHS conquistou o selo Great Place to Work (GPTW), certificação internacional que reconhece a unidade como um excelente local para trabalhar, com base na percepção dos colaboradores, avaliando credibilidade, respeito, imparcialidade e orgulho de pertencer.



SECOM.jpg
SECOM FOTO AM.jpeg
SECOM AM.jpeg
SECOM AM 4.jpeg
SECOM AM 3.jpeg
SECOM AM 2.jpeg
SECOM 6.jpg
FOTO SECOM AM.jpg
FOTO EVANDRO SEIXAS.jpeg
FOTO EVANDRO SEIXAS 4.jpeg
FOTO EVANDRO SEIXAS 3.jpeg
FOTO EVANDRO SEIXAS 2.jpeg