Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


CEPT do HDS realiza terceiro módulo do curso “Como escrever um relato de caso”


26 de abril de 2021



Discussão e Referências Bibliográficas foi o tema do 3.º módulo do curso “Como escrever um relato de caso”, promovido pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento-CEPT do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta-HDS, que aconteceu na última sexta-feira, 23.

Conduzido pela cirurgiã-dentista do HDS, Andreia Assis Carvalho, a profissional explica que, fazer a correlação entre os dados e a comparação são alguns dos aspectos textuais da discussão, sempre com o objetivo de justificar a importância do relato de caso descrito. “Com base no caso relatado e nos trabalhos da literatura, os dados encontrados são interpretados, comparados, analisados e comentados, buscando sua explicação e seu significado”, esclareceu.

Segundo a profissional, entre as instruções técnicas no processo de escrita da discussão, o parágrafo conclusivo é redigido no final, sinalizando para as possibilidades de estudos futuros ou implicação para práticas clínicas.

Em relação à referência bibliográfica, Andreia ressalta ser uma parte muito importante, pois é o aspecto que fundamenta e apresenta ao leitor identificação dos documentos, obras nas quais o interessado pode fazer a leitura posteriormente para aprofundar o conhecimento acerca do assunto.

Desde o início, o curso conta com a participação dos profissionais do HDS em busca de endossar o entendimento para construção de um relato de caso. “Esse terceiro módulo foi bastante proveitoso, nos proporcionou compreensão e ampliação da visão de como construir um estudo de caso. O Estudo de caso permite uma avaliação dos processos e complexidade do tema escolhido, o que constitui sua contribuição específica da construção do conhecimento técnico e científico”, destacou a enfermeira Mirian Teixeira Cândido.