Serviço de Qualidade do HEJ fortalece processos e segurança do paciente
Nos últimos três meses, o Serviço de Qualidade do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) intensificou uma série de treinamentos e iniciativas voltadas ao fortalecimento dos fluxos assistenciais, à padronização de processos e à segurança do paciente. Entre as ações desenvolvidas estão a implementação das comissões obrigatórias previstas em contrato de gestão, a implantação do Mine Fórum da Qualidade com a ferramenta SIPOC (diagrama de mapeamento de processos), capacitações em gestão documental, treinamento de indicadores e análise crítica, uso dos sistemas Interact, E-doc e Epimed, além de treinamentos sobre notificações de eventos adversos, segurança do paciente com a metodologia SBAR (método padronizado de comunicação usado na área da saúde para organizar informações) e controle de soros antivenenosos.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Qualidade do HEJ, Maríllya Nicolau, a gestão documental é um dos pilares estratégicos do setor. “Esse processo garante padronização, rastreabilidade e segurança das informações que norteiam os processos hospitalares. Com uma gestão documental eficaz, esperamos melhorar a organização dos processos, a agilidade nas atualizações e a conformidade com as exigências legais, fortalecendo a qualidade assistencial e a segurança do paciente”, destacou.
Sobre a implantação da ferramenta SIPOC, a coordenadora ressaltou os ganhos operacionais. “A SIPOC permite visualizar de forma clara todas as etapas dos processos, desde o fornecedor até o cliente final. Ela contribui para identificar falhas, eliminar retrabalhos e aprimorar os fluxos de trabalho. Essa iniciativa fortalece a cultura de melhoria contínua, melhora a comunicação entre os setores e gera resultados mais consistentes, refletindo diretamente na qualidade da assistência e na satisfação de pacientes, clientes e colaboradores”, afirmou.
