Estudantes de Direito promovem ação sobre direitos da pessoa com deficiência no Crer
Na última sexta-feira (06), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), recebeu estudantes de Direito da Escola Superior de Negócios (ESUP). A iniciativa teve como foco informar os pacientes sobre seus direitos garantidos pela Seguridade Social.
O projeto, intitulado “Direito com Saúde: Cidadania e informação jurídica no sistema público de saúde de Goiás”, também promoveu a entrega de kits de higiene na Recepção Central da unidade.
Segundo a coordenadora do projeto extensionista, Carla Caroline Ribeiro, a ação cumpre uma diretriz do Ministério da Educação (MEC) de aproximar o meio acadêmico da sociedade. “Esse projeto é uma determinação do MEC para todos os cursos. O objetivo é trazer o curso de Direito para dentro da sociedade e garantir a Seguridade Social para todos.”
Para os acompanhantes, a presença dos estudantes trouxe clareza. Joana D’Arc, mãe da paciente Sara Rodrigues, relatou que, embora soubesse da existência de seus direitos, sentia incerteza sobre como buscá-los. "Os estudantes responderam todas as minhas dúvidas", afirmou.
Instituições interessadas em promover iniciativas de pesquisa ou extensão em parceria com o Crer podem entrar em contato diretamente com a Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes) pelo e-mail: suenpes@crer.org.br.
