Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Grupo terapêutico do HDS trabalha corpo e mente para auxiliar no processo de emagrecimento


23 de abril de 2021



O grupo terapêutico Mente e Corpo em Equilíbrio do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS busca auxiliar os pacientes que estão acima do peso na melhora da saúde física, mental, e aumento da autoestima. A abordagem terapêutica consiste em partilhar diálogos com foco nos fatores emocionais e comportamentais prejudiciais à saúde física e mental. As reuniões são conduzidas pela psicóloga Keila Mota de Sousa e a nutricionista do programa de aperfeiçoamento, Vivia Ribeiro de Castro.

Durante a terapia, os participantes recebem orientações de como lidar com a ansiedade e controlar os pensamentos sabotadores. “A ansiedade advinda de inúmeras situações que podem prejudicar a forma de alimentação adequada, como, por exemplo, esse momento pandêmico que nos coloca em isolamento social. Por isso, trabalhamos a consciência sobre a maneira correta de se alimentar”, afirma a psicóloga Keila Mota.

Equilibrar mente e corpo no processo de emagrecimento é fundamental para atingir êxito na perda de peso. Diante disso, as profissionais destacam a relevância da mudança de hábitos, conhecimento acerca de si e o conhecimento relacionado aos alimentos e seus nutrientes, são fatores que contribuem para o emagrecimento de forma saudável. O grupo terapêutico do HDS foi implantado há seis anos e as atividades desenvolvidas tem oportunizado bem-estar na vida de vários pacientes.

Para a paciente Márcia Carmo de Oliveira Santos, 45 anos, participar do grupo lhe proporcionou ensinamento, crescimento, força e determinação para atingir o propósito. “Depois que comecei a participar dos encontros, consegui emagrecer 20 quilos”, afirma.

“Muito mais do que emagrecer, um aprendizado que levamos para a vida, aqui compreendemos mais sobre a forma correta de nos alimentar e recebemos orientações sobre as características de cada alimento”, ressaltou a paciente Celia Daniel Martins de Oliveira, 61 anos.