HMSA realiza campanha Adorno Zero para conscientizar colaboradores sobre segurança no ambiente hospitalar
O Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana (HMSA) iniciou, nesta terça-feira (16), a campanha Adorno Zero - Pequenas atitudes salvam vidas, uma ação orientativa conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A iniciativa tem como objetivo conscientizar todos os colaboradores da unidade da Prefeitura de Santana de Parnaíba, sobre a proibição do uso de adornos no ambiente hospitalar, conforme estabelece a Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32).
A campanha está sendo realizada in loco, diretamente nos postos de trabalho, com atenção à inclusão de profissionais de todos os turnos e setores. Além das equipes assistenciais, a ação também contempla os colaboradores da área administrativa, reforçando que as diretrizes de segurança se aplicam a toda a instituição.
Durante a abordagem, a equipe do SESMT promove uma conversa rápida e educativa, esclarecendo o que é considerado adorno segundo a legislação vigente e reforçando os riscos associados ao seu uso no contexto dos serviços de saúde.
A NR 32 proíbe o uso de adornos em serviços de saúde por representarem risco à segurança do trabalhador e à prevenção de infecções. São considerados adornos itens como alianças, anéis, brincos, colares, correntes, crachás pendurados por cordão, gravatas, piercings em áreas expostas, pulseiras e relógios de pulso.
Com a campanha Adorno Zero, o HMSA reforça seu compromisso com a segurança, a prevenção de riscos ocupacionais e a promoção de um ambiente assistencial mais seguro para profissionais e pacientes.
