Agir e Governo do Amazonas inauguram a segunda Unidade de Internação do HPS 28 de Agosto
O espaço, completamente reconstruído, passa a adotar, de forma inovadora, tecnologias beira-leito, permitindo agilidade e eficiência no atendimento
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) e o Governo do Amazonas inauguraram, nesta terça-feira (16/12), a segunda Unidade de Internação do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto. Situado no quarto andar, que foi totalmente reconstruído, o espaço é composto por 12 enfermarias, 85 leitos e três áreas de isolamento.
A obra está inserida no Plano Diretor de Reconstrução da estrutura física do hospital, que faz parte do Complexo Hospitalar Sul (CHS), junto com o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMD).
De acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima, a nova Unidade de Internação do 28 de Agosto passa a adotar, de forma inovadora, tecnologias beira-leito para a digitalização e acompanhamento, em tempo real, de todo o processo de assistência ao paciente. O sistema digital permite realizar, ao lado do paciente, registros, conferências, dispensações e validações, reduzindo deslocamentos e garantindo maior agilidade aos procedimentos.
“Se você perguntar a qualquer profissional da área de saúde do Amazonas para onde deve ir uma pessoa que sofreu um acidente de trânsito ou teve um trauma, todos vão responder: procure o Pronto-Socorro 28 de Agosto. Isso mostra a confiança no trabalho realizado na unidade, especialmente agora, com as modernizações que estamos fazendo e a redução no tempo de espera para procedimentos cirúrgicos”, ressaltou.
Segundo o diretor-geral do CHS, Hernani Vaz Kruger, o Plano Diretor de Reconstrução do HPS 28 de Agosto iniciou com as obras dos andares superiores e seguirá com as melhorias nos demais. São cerca de R$ 80 milhões na reforma geral, modernização e atualização tecnológica do complexo, que é administrado pela Agir Saúde.
“Estamos entregando um ambiente novo, totalmente revitalizado, que trará mais conforto para pacientes e colaboradores. Falamos de camas eletrônicas de última geração, equipamentos novos, como carros de emergência, e da adoção de tecnologias beira-leito, com uso de notebooks, palmtops e tablets, substituindo pranchetas e papel e digitalizando todo o processo de assistência ao paciente”, disse o diretor-geral.
É a primeira vez que o hospital passa a operar com o sistema digital de forma integral, o que propicia o registro e a conferência, ao lado do paciente, de dispensações e validações, reduzindo deslocamentos dentro do hospital, ampliando a segurança e aumentando a precisão das informações assistenciais. Também estão entre os diferenciais adotados painéis digitais integrados ao prontuário eletrônico e sistema de chamadas por leito.
A nova Unidade de Internação do HPS 28 de Agosto recebeu investimentos de R$ 7 milhões. O espaço foi completamente reconstruído, ganhando novo sistema de climatização, novos banheiros, substituição das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, substituição de pisos e revestimentos, de forro e de iluminação. Foram reformados os postos médico e de enfermagem, a farmácia satélite, as áreas de conforto, rouparia, copa e corredores. Os leitos ganharam equipamentos modernos, incluindo sistema de chamada por campainha e novas poltronas para acompanhantes.
Entregas já feitas
O HPS 28 de Agosto já havia inaugurado, em julho deste ano, a Unidade de Internação que funciona no quinto andar do hospital, nos mesmos moldes. Também já foi entregue um novo setor de Hemodiálise, moderno e ampliado.
Tanto o HPS 28 de Agosto quanto o IMDL ganharam um novo pronto atendimento com sistema Fast Track, para casos de baixa complexidade. Outra entrega importante foi a implantação da primeira Ressonância Magnética 24 horas da rede estadual de saúde.
Todo o sistema elétrico do complexo hospitalar foi renovado, com a implantação de uma nova subestação e novos grupos geradores, assim como uma nova Estação de Tratamento de Esgoto.
As melhorias incluem também a revitalização da fachada, calçadas, estacionamento, iluminação, ampliação da subestação elétrica, instalação de novos geradores e a aquisição de mais de 600 equipamentos de informática e apoio hospitalar, sendo 300 deles já entregues.
A Agir e o Governo do Estado avançam agora na construção da Policlínica e Hospital Dia, que terá capacidade para 80 atendimentos diários e previsão de entrega para o início de 2026.
