Hecad conclui primeiro Curso de Verão em Urgência e Emergência Pediátrica
Imersão multiprofissional reuniu fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas em experiência teórica e observacional voltada ao cuidado hospitalar pediátrico
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) concluiu, neste mês, o Curso de Verão: Imersão Multiprofissional em Urgência e Emergência Pediátrica, realizado ao longo de duas semanas. A iniciativa foi destinada a profissionais já graduados das áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição e teve como propósito ampliar a compreensão sobre a complexidade do cuidado hospitalar à criança e ao adolescente.
Com caráter teórico e observacional, o curso proporcionou uma experiência formativa estruturada, qualificada e alinhada às boas práticas assistenciais. A programação incluiu tour institucional pelo hospital, aulas teóricas, atividades práticas in loco e a apresentação dos relatórios finais elaborados pelos participantes ao término da imersão.
De acordo com a Supervisora de Ensino e Pesquisa do Hecad, Amanda Elis, o curso de verão proporciona contato estruturado com os fluxos assistenciais, promove a análise e discussão de situações clínicas e fortalece a compreensão do trabalho multiprofissional. “Desenvolvido sob supervisão contínua de um corpo docente experiente, o curso consolida-se como uma experiência formativa pontual, voltada à qualificação profissional, ao estímulo do raciocínio crítico e à disseminação de práticas seguras, éticas e humanizadas no cuidado pediátrico. Isso é fundamental na formação de novos profissionais.”
O conteúdo foi ministrado por um corpo docente experiente do Hecad e combinado a momentos de observação supervisionada em ambientes assistenciais, sem qualquer tipo de atuação direta. Durante o curso, os participantes puderam conhecer, de forma ética e segura, os fluxos de urgência e emergência, o funcionamento hospitalar e a dinâmica do trabalho multiprofissional, fortalecendo a integração entre as diferentes categorias da saúde.
Além disso, a proposta estimulou a reflexão crítica sobre temas fundamentais, como segurança do paciente, ética, humanização e cuidado centrado na criança e na família, por meio de discussões baseadas em evidências científicas. O curso de verão contou com 6 alunos e teve duração média de 50 horas.
