Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


O HDS realiza ação de conscientização no Dia Mundial da Voz


16 de abril de 2021



Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado hoje (16), a equipe de fonoaudiologia do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS realizou junto aos pacientes uma ação com objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de patologias que possam afetar a saúde vocal. A voz é um instrumento primordial para a interação nas relações humanas e através dela expressamos nossas emoções e exclamamos nossos sentimentos

Durante a ação, as fonoaudiólogas Daniella Tosta Ferreira e Taine da Silva Brandão distribuíram folders e dicas importantes para preservação da voz. Foi também realizado, de forma individual com cada paciente, um rastreio para identificar riscos que podem causar alterações na voz.

A fonoaudióloga Taiane da Silva Brandão alerta para os indicativos de desgastes na voz como cansaço ou ardor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro ou rouquidão. A profissional ressalta ainda os cuidados a serem mantidos: “Manter-se hidratado, dormir bem, manter uma alimentação saudável, evitar álcool em excesso e repouso vocal, são atitudes que garantem a saúde vocal”, afirma.

O serviço de fonoaudiologia do HDS atende adultos e idosos com dificuldades na mastigação, deglutição ou aspectos cognitivos com foco na linguagem, e o tratamento é realizado com técnicas específicas conforme o diagnóstico do paciente.

O paciente, Nelson Rodrigues dos Santos, 64, passou por uma cirurgia para retirada de um nódulo em uma das cordas vocais e após isso precisou de reabilitação para recuperação da voz. O planejamento terapêutico baseado na adequação da qualidade vocal, orientações sobre higiene vocal e treinos vocais específicos possibilitou ao paciente o reestabelecimento da voz.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia também reforça a importância dos cuidados com a voz em tempos de pandemia. Com o uso das máscaras, é observado maior dificuldade de articulação, ressonância vocal, prejuízo na audibilidade, exigindo maior uso vocal. Além disso, a ocorrência de novas demandas vocais e posturais, surgidas no universo on-line (aulas, palestras, reuniões, treinamentos, etc.), exigiu reorganização da integração vocal e corporal para corresponder aos desafios do novo momento.