Hecad realiza oficina contra abuso sexual com “Semáfaro do Toque”
Com as cores do semáforo, a equipe multiprofissional da unidade buscou conscientizar os pequenos sobre as áreas do corpo que podem ou não ser tocadas pelas pessoas
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou, nesta semana, por meio das equipes de Pedagogia e Psicologia, a oficina de prevenção ao abuso sexual infantil com a metodologia do Semáforo do Toque. A ação tem como principal objetivo conscientizar pais, mães, pacientes e acompanhantes sobre a importância da prevenção, do diálogo e da identificação de situações de risco, fortalecendo a proteção das crianças dentro e fora do ambiente hospitalar.
A iniciativa teve início em maio de 2025 e, desde então, passou a ser realizada de forma contínua, com periodicidade mensal, acontecendo a cada 30 dias na unidade. Integrando assim, as ações educativas e de humanização do hospital, alcançando crianças e suas famílias ao longo do ano.
De acordo com a supervisora multiprofissional, Ana Maria Faustino, a oficina tem como foco principal a proteção e a disseminação de conhecimento. “Nosso objetivo é conscientizar as crianças e seus acompanhantes de que a violência sexual é crime, além de orientá-los sobre situações de risco, como identificar sinais e, principalmente, como pedir ajuda. De forma lúdica, ensinamos às crianças, por meio do Semáforo do Toque, que o corpo é propriedade delas, que existem partes que não podem ser tocadas por outras pessoas e que elas devem procurar ajuda de um adulto de confiança caso alguém desrespeite seus limites”, destaca.
Por meio dessa iniciativa, o Hecad reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, da educação e da proteção integral de crianças e adolescentes, utilizando ações preventivas e linguagem acessível para fortalecer vínculos, orientar famílias e contribuir para a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.
