Agir e Seduc realizam I Encontro Formativo do Programa Ouvir e Acolher
Agir e Seduc realizam I Encontro Formativo do Programa Ouvir e Acolher
Iniciativa oferece atendimento psicossocial a profissionais e alunos da Rede Pública Estadual de Educação
Com a proximidade do retorno das atividades escolares, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) realizaram o I Encontro Formativo do Programa Ouvir e Acolher, nos dias 15 e 16 de janeiro, na sede da Seduc, em Goiânia. O evento teve a presença de representantes da Agir e também da secretária de educação Fátima Gavioli.
Voltada aos profissionais psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, a capacitação foi pensada como um espaço para refletir sobre os desafios do novo ciclo, compartilhar aprendizados e apresentar o Plano de Trabalho 2026, que orientará as ações, metas e prioridades do Programa Ouvir e Acolher ao longo do ano.
O evento promoveu o alinhamento institucional, com o fortalecimento do compromisso com a qualidade do trabalho desenvolvido Também foram realizadas oficinas de formação simulando atividades práticas, ressaltando a importância de cada profissional na construção dos resultados esperados para 2026.
Para a psicóloga Ellen Jaciana, o encontro formativo auxilia no alinhamento das demandas e expectativas dos profissionais que participarão da iniciativa. “Entender o real papel de nós profissionais e a importância que esse programa tem na educação do Estado de Goiás é muito significativo”, destacou. Já o psicólogo Isaac Alves reforçou que a capacitação “tem como objetivo fazer a integração sobre as mudanças do programa e apresentar as melhorias para educação”.
A gerente de Cuidado Psicossocial da Agir, Maria Evellin Rodrigues, destacou em seu momento de fala a importância da iniciativa na rede estadual de ensino e também o papel da equipe multiprofissional que faz parte do projeto (psicólogos, assistentes sociais e agora nutricionistas). “Vocês são gigantes de um projeto tão bonito que tem uma representatividade e um significado muito importante para área da educação”, enfatizou.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, lembrou da necessidade dos profissionais que irão atuar no programa se aliarem à essa política pública de fortalecimento da saúde mental de professores e estudantes com a qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar. “A missão, a visão e os valores que nós estamos buscando eles se delimitam a uma frase: nós queremos atuar preventivamente”, destacou.
Sobre o Programa
O Programa Ouvir e Acolher é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio Seduc, sob a gestão da Agir, e visa promover o bem-estar emocional e o cuidado integral de todos os profissionais e também aos alunos da rede estadual de ensino.
O Ouvir e Acolher oferece atendimento psicossocial, escuta qualificada e ações preventivas em saúde mental com atendimentos clínicos individuais e terapias breves que promovem o acolhimento, respeito, sigilo e escuta genuína.
O programa ainda reforça que o equilíbrio emocional é base para uma educação de qualidade, por isso a importância de se investir em cuidar de quem dedica sua vida a educar.
