CHS promove ação do Janeiro Branco com orientações em saúde mental aos colaboradores
Iniciativa do programa Dialoga Mais percorreu setores do Dona Lindu e do HPS 28 de Agosto nos dias 21 e 22
O Complexo Hospitalar Sul (CHS) realizou, nos dias 21 e 22 de janeiro, uma ação alusiva ao Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental e emocional. A iniciativa foi promovida por meio do programa Dialoga Mais, vinculado à Gerência de Recursos Humanos.
A ação percorreu setores do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL) e do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, com abordagens educativas realizadas diretamente nos postos de trabalho, levando orientações sobre autocuidado, qualidade de vida e atenção à saúde mental.
De acordo com a supervisora de Saúde Mental do Trabalhador, Maressa Rebeca, a campanha reforça a importância de um cuidado contínuo. “O Janeiro Branco vem lembrar sobre a conscientização de cuidar da saúde mental, assim como cuidamos do nosso corpo físico. Mas esse é um cuidado que precisa permanecer durante todo o ano”, afirmou.
A psicóloga clínica Emilly Lima destacou que a saúde mental está relacionada a diferentes aspectos da vida. “A conscientização vai além do mês de janeiro. Ela precisa estar presente o ano inteiro, observando os sinais do corpo, os pensamentos e até os sintomas físicos. O Dialoga Mais oferece acolhimento emergencial e atendimentos psicológicos aos colaboradores”, explicou.
Já a psicóloga clínica Juliana Sena ressaltou que a ação também teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o programa. “Muitos colaboradores ainda não conheciam o Dialoga Mais. Ao levarmos essa informação até os setores, despertamos o interesse pelo cuidado com a saúde mental”, disse.
O Dialoga Mais é o programa de saúde mental que busca promover um espaço de escuta qualificada e terapêutica acessível a todos os profissionais que fazem parte da Agir.
