HMSA moderniza higienização hospitalar com novos equipamentos e reforço das práticas de biossegurança
Hoje (26), o Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana (HMSA), unidade da prefeitura de Santana de Parnaíba, inicia a implantação de novas práticas de higienização hospitalar, alinhadas às melhores referências do mercado. A iniciativa marca um novo momento para a unidade e reforça o compromisso da Agir Saúde com a segurança do paciente, a qualidade assistencial e a modernização dos processos operacionais. Além da contratação de uma nova empresa terceirizada, o HMSA passa a contar com um modelo de higienização mais tecnológico, estruturado e eficiente.
Um dos principais avanços se deve ao recebimento de maquinário de padrão industrial, capaz de executar limpezas mais profundas e detalhadas, com autonomia prolongada e sem interferir no fluxo interno de pacientes, acompanhantes e colaboradores. Os novos equipamentos ampliam a capacidade operacional da higienização ao permitir, com alto nível de desempenho, a realização de atividades que antes demandavam o esforço simultâneo de até quatro colaboradores, contribuindo para maior agilidade dos processos, padronização da limpeza e reforço das ações de segurança sanitária, especialmente em áreas assistenciais e de grande circulação.
A transição é acompanhada de perto pelo Corporativo da Agir, com apoio da Diretoria Corporativa de Operações e Logística e da Gerência Corporativa de Operações, que atuam de forma integrada com a governança da unidade. O trabalho conjunto assegura um cronograma rigoroso de higienização, com foco no bem-estar e na prevenção de riscos, como contaminações e proliferação de micro-organismos.
De acordo com o Supervisor de Governança da unidade, Gustavo Sá Peixoto, a implantação das novas práticas consolida um novo patamar para a higienização hospitalar do HMSA, ao unir equipe capacitada, tecnologia de ponta e gestão baseada em Operações 4.0, com processos digitalizados, mais sustentáveis e alinhados aos padrões de excelência esperados em um hospital público de referência.
As medidas contemplam o Programa Operações 4.0, cujo objetivo é automatizar o processo de solicitação de serviços assistenciais, de higiene e nutrição. Outra inovação desse programa está no sistema Conecta Saúde onde, entre outras facilidades, o paciente ou seu acompanhante poderão solicitar a higienização do leito, por exemplo, o sistema que está em implantação será disponibilizado via QrCode beira-leito.
