Hecad realiza primeira edição do Programa Abrace em 2026 e inicia jornada anual de fortalecimento entre comissões da unidade
Encontro reforça integração e qualidade nas ações das comissões hospitalares do Hecad
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou, na última semana, a Reunião Institucional de Acompanhamento das Comissões, marcando a primeira edição do Encontro do Programa Abrace no ano de 2026. O objetivo do encontro foi inteirar os colaboradores sobre o andamento das ações desenvolvidas por cada comissão da unidade. Além disso, os presidentes das comissões apresentaram relatórios contendo indicadores das ações realizadas, bem como os desafios enfrentados no dia a dia.
Trimestralmente, o Serviço de Qualidade promove a reunião institucional das comissões hospitalares com o intuito de disseminar objetivos e fortalecer a integração entre as comissões e os colaboradores do Hecad. Durante o programa, é divulgado o Semáforo das Comissões, ferramenta que avalia o desempenho e a efetividade das comissões, contribuindo para o fortalecimento da melhoria contínua e da qualidade dos processos institucionais.
Para Gabriela Braga, analista de Qualidade da unidade, o encontro é um momento oportuno para compartilhar experiências, aprendizados e conteúdos que, muitas vezes, são inéditos para outros setores. “A primeira edição do Programa Abrace de 2026 contou com uma reunião de alinhamento entre os membros dirigentes das comissões, com foco nas entregas e expectativas para o ano. Em seguida, ocorreu a premiação das três comissões com melhor desempenho no último trimestre. Foi um momento de reconhecimento muito importante para a instituição, uma vez que as comissões são parte essencial do hospital”, destacou.
Em primeiro lugar, com empate, ficaram o Comitê de Compliance e a Comissão de Ética Médica, ambos com 10 pontos. O segundo lugar foi conquistado pela Comissão de Ética em Enfermagem, com nota 9,83. Já o terceiro lugar teve empate entre a Comissão de Análise e Revisão de Prontuários e a Comissão de Documentação Médica e Estatística, ambas com nota 9,5.
