Implantada a metodologia 5S na estrutura corporativa da Agir
Na última semana (5 a 9/04) foi implantada a metodologia 5S na estrutura corporativa da Agir. Trata-se de um programa de gestão de qualidade que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza, padronização e disciplina. Processos organizados e sistemáticos e sem perda de tempo com objetos ou atividades contraproducentes. Este é o foco da metodologia 5S.
Para implementação da metodologia na Agir foi estruturada uma equipe de 21 profissionais, envolvendo o Compliance e Qualidade, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Infraestrutura e Comunicação e Marketing.
Com a implementação da metodologia os profissionais foram estimulados a questionar a utilização de diferentes objetos de uso diário, que fazem parte do ambiente de trabalho. Foram realizadas visitas na organização, onde a equipe da metodologia contribuiu com a reflexão dos demais setores. O dia D foi destinado ao mutirão, sendo realizada “uma faxina” nos espaços de trabalho, organizando ambientes, mesas e armários. Os objetos que não seriam mais úteis em um setor foram deixados na ‘caixa do desapego’, podendo ser melhor utilizados por outros profissionais. Além da limpeza física, o ambiente virtual também passou por uma organização, excluindo arquivos não utilizados ou duplicados e realocados dentro do servidor da instituição.
Os registros fotográficos foram realizados antes e depois da aplicação da metodologia como forma de documentação das mudanças e comparação de efetividade.
Segundo Gabriela Martins, Analista da Qualidade e uma das organizadoras da metodologia, a implantação no 5S na Agir marca a integração de boas práticas já realizadas em unidades sob a sua gestão. “Para o corporativo, esse processo fortalece hábitos com foco na redução de desperdícios e alocação adequada dos recursos, para melhor performance. O apoio e o engajamento das equipes foi essencial para o sucesso que tivemos no Dia D, e a partir de agora, vamos juntos desenvolver o Senso de Disciplina para potencializar ainda mais esses resultados” ressalta.
O 5S não é uma metodologia estática, ao passar do tempo, deverão ser feitas melhorias no que foi estabelecido para que o método ande sempre acompanhando o desenvolvimento e crescimento da Agir. Agradecemos imensamente a todos pela colaboração e comprometimento.
Saiba mais:
Conhecendo cada um dos “S”.
1 – Senso de Utilização
Aqui o objetivo é refletir sobre hábitos, repensar o acúmulo de objetos que não são necessários e, consequentemente, combater distrações. Aqui é de extrema importância manter o essencial, que de fato seja útil e que não atrapalhe a produtividade.
2 – Senso de Organização
Após definido o que é útil, o que foi mantido deverá estar organizado para que possa ajudar e não atrapalhar. Mesas desorganizadas ou arquivos espalhados não podem existir, pois isso vai garantir que menos tempo seja gasto para encontrar coisas básicas, focando assim no que realmente importa. Dica: organize-se de fato antes de começar a colocar a mão na massa no trabalho.
3 – Senso de Limpeza
O senso de limpeza diz respeito àquilo que todos os colaboradores precisam ter, tornando esta a maior responsabilidade individual que os demais sensos. Tanto com suas ferramentas de trabalho como com o local onde realiza suas atividades são de inteira responsabilidade do profissional. Com um ambiente propício, a produtividade aumenta, facilitando o aumento de bem-estar na hora de trabalhar.
4 – Senso de Saúde
O objetivo da metodologia como um todo é a produtividade. Para isso, as instituições podem e devem se valer de ações e ferramentas que contribuam nesta missão. Assim, é preciso manter as condições de trabalho favoráveis à saúde física e mental de todos, bem como criar um ambiente de trabalho agradável que contribua para atividades que envolvam formação de equipes.
5 – Senso de Disciplina
O último S diz respeito aos sentimentos e atitudes geradas pela mudança através de toda a metodologia 5S. Aqui é o momento de viver as sensações que a transformação nos hábitos gerou. Com disciplina, tempo e paciência as mudanças serão sentidas, e deverão continuar sendo feitas mesmo quando ninguém esteja olhando.











