Semana “Divertidamente” transforma terapias em experiências emocionais no Caic TEA Gilson Moreira, em Manaus
Cada espaço foi planejado como uma experiência prática, com estímulos por meio de cores, texturas, jogos e sons
Inspirada no filme Divertida Mente, que aborda de forma lúdica o universo das emoções, a Semana “Divertidamente” está sendo realizada no Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caic TEA) Gilson Moreira, em Manaus, com uma proposta de adaptar o conceito do longa-metragem para as sessões terapêuticas na unidade.

A ação integra as atividades terapêuticas desenvolvidas pela Rede Teia Agir e tem como objetivo estimular o reconhecimento, a expressão e o manejo das emoções de maneira leve, sensorial e acolhedora, respeitando o tempo, as individualidades e as necessidades de cada criança.
Durante a semana temática, os ambientes foram adaptados para representar emoções como alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, ansiedade, vergonha e inveja. Cada espaço foi planejado como uma experiência prática, com estímulos por meio de cores, texturas, jogos e sons.

Entre as ações desenvolvidas estão a sala de cinema terapêutica, oficinas de reconhecimento das emoções, atividades de corte e pintura voltadas à expressão emocional e dinâmicas lúdicas, como a preparação de panquecas, que trabalham sentimentos, vínculos e interação social.
De acordo com a supervisora assistencial da unidade, Mônica Saraiva, a proposta vai além da ambientação temática. “Aqui no Caic, ajudamos as crianças a nomear, reconhecer e compreender as emoções. Por isso, desenvolvemos uma semana temática para que os pacientes entendam o funcionamento emocional, contribuindo não só para o desenvolvimento global, mas também para a regulação emocional das nossas crianças”, destacou.

A Semana “Divertidamente” também fortalece o vínculo entre profissionais, crianças e responsáveis, reforçando que a terapia pode ser um espaço de acolhimento, afeto, criatividade e conexão. A iniciativa reafirma o compromisso da Rede Teia Agir com práticas inovadoras, humanizadas e baseadas em evidências.

