Janeiro Branco: HEJ reforça cuidado com a saúde mental e registra 80 internações em ala especializada
Em alusão à campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) reforça a importância do cuidado integral com a saúde emocional e psicológica da população, destacando o trabalho contínuo realizado na Ala de Saúde Mental da unidade, que atua com acompanhamento médico especializado e suporte contínuo, garantindo um ambiente seguro, humanizado e adequado para o tratamento.
De acordo com levantamento institucional, no período de setembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026, o HEJ realizou 80 internações na Ala da Saúde Mental, evidenciando a relevância do serviço especializado e a crescente necessidade de atenção qualificada nessa área. Os dados apontam que, desse total de atendimentos, 43 foram de pacientes do sexo feminino e 37 do sexo masculino. Em relação à faixa etária, os atendimentos abrangeram principalmente adultos, com maior concentração entre pessoas de 30 a 59 anos.
A supervisora do Serviço Multiprofissional do HEJ, Aline Carvalho, explica que a equipe multiprofissional composta por psicólogos, médicos, enfermeiros e terapeutas oferece acompanhamento médico e atividades de arteterapia, musicoterapia e recursos audiovisuais. “O objetivo é estabilizar o paciente em crise e prepará-lo para o acompanhamento ambulatorial na Rede de Atenção Psicossocial. Atualmente, a unidade possui dez leitos sendo cinco femininos e cinco masculinos, priorizando o cuidado centrado no paciente, abrangendo aspectos psicológicos, nutricionais e laborais, além do tratamento psiquiátrico”, confirma.
O diretor Técnico Assistencial do HEJ, Pedro Vinícius Leite de Sousa afirma que a saúde mental deve ser observada de forma contínua, e não apenas em campanhas sazonais. “O HEJ dispõe de enfermaria de saúde mental preparada para o atendimento de pacientes em sofrimento psíquico agudo, com suporte clínico e acompanhamento contínuo. O serviço conta com atuação multiprofissional garantindo avaliação global e plano terapêutico individualizado. A assistência é pautada em protocolos técnicos, segurança do paciente e respeito à dignidade humana, assegurando um ambiente terapêutico adequado às necessidades clínicas e emocionais de cada pessoa atendida”, conclui.
A Ala de Saúde Mental do HEJ também conta com diferenciais como:
-Atendimento multiprofissional integrado, com plano terapêutico individualizado;
-Ambiente seguro e monitorado, com foco em proteção e estabilização clínica;
-Acolhimento humanizado, com escuta qualificada e respeito ao paciente;
-Apoio e orientação às famílias, fortalecendo a rede de suporte;
-Articulação com a rede de atenção psicossocial, promovendo continuidade do cuidado após a alta hospitalar;
-Condutas baseadas em boas práticas e evidências científicas.
