CHS acolhe primeira turma dos Cursos de Aperfeiçoamento Profissional 2026/1
Programa reúne 19 profissionais selecionados para imersão prática e teórica nas unidades do Complexo Hospitalar Sul
O Complexo Hospitalar Sul (CHS) realizou, nesta segunda-feira (02/02), o acolhimento institucional dos profissionais selecionados para os Cursos de Aperfeiçoamento Profissional 2026/1. A iniciativa marca o início da primeira turma do programa no complexo, com atividades desenvolvidas no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e no Instituto da Mulher Dona Lindu.
Durante o acolhimento, os aperfeiçoandos receberam orientações iniciais sobre segurança do trabalho, gestão de resíduos, segurança do paciente e outras diretrizes institucionais essenciais para a atuação no ambiente hospitalar. As informações apresentadas tiveram como objetivo alinhar os profissionais às práticas seguras, aos fluxos assistenciais e à cultura organizacional do complexo.
Ao todo, 19 profissionais foram recepcionados para um período de seis meses de imersão presencial, com carga horária de 20 horas semanais, distribuídas entre atividades práticas e teóricas. O programa é voltado, principalmente, a profissionais recém-formados, oferecendo a primeira experiência estruturada dentro de uma unidade hospitalar de alta complexidade.
Segundo o supervisor de Ensino e Pesquisa do CHS, Deyvidy Oliveira, a proposta do programa é qualificar a atuação profissional por meio da vivência direta no serviço. “É a turma pioneira do Complexo Hospitalar Sul. Esses profissionais vão passar seis meses aprimorando suas atividades práticas, recebendo também suporte teórico e sendo tutorados por profissionais da própria unidade”, destacou.
Os aperfeiçoandos atuarão em diferentes áreas multiprofissionais, como enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, nutrição, entre outras, além de campos ligados à gestão em saúde. Do total da carga horária semanal, 16 horas são destinadas à prática assistencial e quatro horas a atividades teóricas, com discussões de casos, fortalecimento do trabalho em equipe e desenvolvimento de competências multiprofissionais.


Para a farmacêutica Ozilane Brito, selecionada para o programa, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de crescimento profissional. “Esse aperfeiçoamento vai me permitir trabalhar com equipes multiprofissionais, ganhar mais experiência na área da farmácia e crescer profissionalmente. É uma oportunidade muito importante para quem está iniciando a carreira”, afirmou. Recém-formada, ela destaca o programa como um caminho para consolidar a transição definitiva para a área de atuação escolhida.
A enfermeira Gabriela Almeida Nunes também ressaltou a expectativa em relação ao início das atividades e o caráter inovador da proposta. “A equipe foi extremamente acolhedora e explicou exatamente como tudo vai funcionar. É uma oportunidade muito grande de praticar, desenvolver o conhecimento na rotina hospitalar e se preparar para o mercado de trabalho”, destacou.
Ao final do acolhimento, os participantes também realizaram uma dinâmica de integração, na qual puderam compartilhar suas experiências profissionais e expectativas em relação ao programa, fortalecendo o vínculo entre os integrantes da turma e a equipe institucional.
O processo seletivo contou com análise curricular e entrevistas, reunindo 119 inscritos para o edital. Ao final do programa, os participantes que cumprirem os critérios de frequência, avaliação e apresentação de trabalho de conclusão receberão certificado e declaração de experiência profissional, reforçando a qualificação para ingresso no mercado de trabalho em saúde.
