Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HMSA


Transformação digital moderniza serviços no Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, em Santana de Parnaíba


4 de fevereiro de 2026
Créditos: Gabrielle A. de Moura, Saavik Arguelles



Programa Operações 4.0 integra tecnologia aos serviços de nutrição, higienização e hotelaria, tornando os processos mais ágeis, seguros e eficientes para pacientes e equipes

As primeiras ferramentas da transformação digital do Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana (HMSA), unidade da Prefeitura de Santana de Parnaíba, sob gestão da Agir Saúde, foram apresentadas nesta quarta-feira (04/02), durante o lançamento do Programa Operações 4.0. O evento reuniu cerca de 60 gestores e profissionais da instituição, marcando um novo momento na modernização dos serviços hospitalares.

Os novos recursos tecnológicos estão sendo implantados inicialmente nos setores de nutrição, higienização e hospitalidade, com foco na otimização dos processos internos, na melhoria do fluxo assistencial e na qualificação da experiência de pacientes e acompanhantes.

Uma das principais inovações é a integração do sistema de gestão hospitalar com as áreas de nutrição e higienização. A partir dessa integração, as prescrições nutricionais passam a ser enviadas em tempo real para a equipe responsável, eliminando o uso de registros em papel e reduzindo falhas operacionais.

“Para nós, da nutrição, o programa fortalece a comunicação entre paciente e equipes de nutrição clínica, permitindo que demandas, dúvidas e dificuldades relacionadas à alimentação sejam identificadas com mais rapidez. Isso possibilita intervenções mais precoces, melhora a aceitação da dieta e contribui para um cuidado mais humanizado, seguro e ágil”, afirma Carolina Pires, supervisora de Nutrição Clínica do HMSA.

Pacientes e acompanhantes passam a contar com mais praticidade no dia a dia, com a instalação de QR Codes à beira-leito. A iniciativa permite que, pelo próprio celular, sejam solicitados serviços como limpeza, hotelaria e alimentação, ampliando a autonomia do usuário e promovendo um atendimento mais ágil e personalizado. Segundo Daniel Paiva, gerente corporativo de Operações da Agir, a tecnologia contribui diretamente para a experiência dentro da unidade. “O usuário vai ter toda a comodidade de ter um QR Code à beira do leito. Ao escanear, ele consegue dialogar com os principais serviços disponíveis dentro da unidade de saúde, trazendo maior comodidade e elevando a experiência do paciente”, explica.

A funcionalidade também possibilita ajustes conforme as necessidades individuais, especialmente no serviço de alimentação. “Um acompanhante vegetariano, por exemplo, poderá solicitar a substituição da proteína animal por uma opção vegetariana, personalizando ainda mais o cuidado”, destaca Daniel Paiva, reforçando o compromisso da unidade com um atendimento mais humanizado e centrado no usuário.

A área de higienização hospitalar também passa a operar de forma integrada ao sistema. Sempre que um leito for desocupado, um alerta automático será emitido no painel de monitoramento, permitindo o acionamento imediato da equipe responsável.

“Esse processo nos fornece indicadores importantes, como o tempo médio de limpeza, além de aumentar a eficiência operacional e contribuir para uma melhor taxa de ocupação dos leitos”, complementa Daniel.

Juliana Bettioli, encarregada de governança da unidade, comenta sobre a praticidade no dia-a-dia em atender às solicitações dos pacientes com ainda mais rapidez e eficiência. 

“Para mim está sendo bem novo e gratificante. Agora chegaram os tablets com o sistema novo, e a gente consegue ter a percepção do chamado direto dos leitos, o que fica bem mais prático para a higienização, lavanderia e para nós, encarregados, trazendo uma comunicação mais assertiva”, comenta.

Segundo Rodrigo Carvalho, gerente de Operações e Logística no HMSA, a implantação do Programa Operações 4.0 foi viabilizada pela expertise da Agir Saúde em outras unidades hospitalares do país.

“Diferentemente de outros projetos, que demandam anos para estruturação dos fluxos, aqui conseguimos transferir tecnologia, conhecimento e boas práticas de forma ágil e segura, reforçando a qualidade dos serviços do HMSA”, ressalta.

Além de beneficiar diretamente usuários e profissionais, a transformação digital fortalece a gestão estratégica da unidade, ao assegurar dados confiáveis e em tempo real para a tomada de decisões, consolidando o Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana como referência em inovação e eficiência na saúde pública de Santana de Parnaíba.



02 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg
01 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg
10 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg
09 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg
08 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg
07 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg
06 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg
05 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg
04 Escolhidas Programa Operacao 4 0.jpeg