Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CHS


Complexo Hospitalar Sul inicia treinamento para qualificação da realização de eletrocardiogramas


5 de fevereiro de 2026
Créditos: Guilherme Fragas
Fotos: Guilherme Fragas



Capacitação voltada aos técnicos de enfermagem reforça a padronização da técnica e a segurança do paciente no CHS

O Complexo Hospitalar Sul (CHS) iniciou, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, o treinamento Realizando um eletrocardiograma de excelência, voltado à qualificação dos técnicos de enfermagem para a correta execução do exame de eletrocardiograma (ECG). A capacitação ocorre nos dias 4 e 5 de fevereiro, na Sala de Ensino e Pesquisa do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.

O treinamento tem como objetivo aprimorar a técnica de realização do exame, padronizar procedimentos e garantir maior confiabilidade diagnóstica, especialmente no contexto da urgência e emergência, contribuindo para a segurança do paciente e a qualidade da assistência.

A atividade é conduzida pelos residentes de Enfermagem em Urgência e Emergência da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Dalila Alcântara e Felipe Pereira, e integra as ações de educação continuada desenvolvidas no âmbito do CHS.

De acordo com o supervisor de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar Sul, Deyvidy Oliveira, a realização adequada do eletrocardiograma é determinante para o cuidado em saúde. “A realização correta do eletrocardiograma é decisiva para o diagnóstico oportuno de diversas patologias, especialmente no contexto da urgência e emergência”, afirmou. Segundo ele, a iniciativa “reforça o compromisso com a qualificação contínua da equipe de enfermagem, a integração ensino-serviço e a excelência assistencial no CHS”.

Um dos facilitadores do treinamento, o enfermeiro Felipe Pereira, explicou que o conteúdo vai além do manuseio do equipamento. “O curso é voltado para a execução do eletrocardiograma com excelência, desde o objetivo do exame até a forma correta de realização, incluindo a identificação e a correção de interferências que podem comprometer o traçado”, destacou. Ele acrescentou que também são abordadas variações técnicas necessárias para atender diferentes perfis de pacientes.

Entre os participantes, a técnica de enfermagem Walcelene Lacerda ressaltou a importância da atualização profissional. “Agora temos mais opções para realizar o exame, principalmente em pacientes com dificuldade de membros. É uma técnica mais completa”, avaliou.

Já a técnica de enfermagem Lorena da Silva destacou o caráter prático da capacitação. “O treinamento foi bem proativo. Conseguimos tirar dúvidas e aprimorar a prática do dia a dia. É um curso bem elaborado”, afirmou.

A capacitação reafirma o compromisso do Complexo Hospitalar Sul com a educação permanente das equipes, a segurança do paciente e a melhoria contínua dos serviços prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).



WhatsApp Image 2026-02-05 at 08.27.35_3.jpeg
WhatsApp Image 2026-02-05 at 08.27.35_2.jpeg
WhatsApp Image 2026-02-05 at 08.27.35.jpeg
WhatsApp Image 2026-02-05 at 08.27.34_1.jpeg
WhatsApp Image 2026-02-05 at 08.27.34.jpeg
WhatsApp Image 2026-02-05 at 08.27.33.jpeg