HDS realiza reunião para apresentação de ferramenta que otimiza os processos da Qualidade
Dando continuidade nas atividades do cronograma de ações da Qualidade, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, realizou na manhã de hoje (7), uma reunião para apresentação da ferramenta que visa otimizar o mapeamento dos processos do início ao fim. O encontro aconteceu de forma on-line com a participação dos profissionais comprometidos em garantir a melhoria contínua dos serviços da instituição.
“É o fazer de cada um que fará diferença no andamento das ações de melhoria”, afirmou a administradora do HDS, Maria Rachid, destacando a importância de todos estarem determinados e engajados para se atingir o cenário idealizado.
A ferramenta apresentada foi a SIPOC, metodologia utilizada para mapear os processos a serem melhorados, implantados e monitorados, seguindo a sequência Fornecedor-Entrada-Processo-Saída-Cliente. Para melhor compreensão da metodologia, Maria Rachid utilizou um exemplo lúdico, a organização de um lanche da tarde, ocasião que necessita mapear quem são os fornecedores, tipos de produtos, quantidade, processo e pessoas a serem contempladas com a refeição. Dessa forma, a utilização da ferramenta proporciona assertividade para que tudo saia conforme planejado.
Para finalizar, Maria Rachid falou sobre a Gestão de Documentos cujo objetivo é padronizar o processo de elaboração e controle de documentos no HDS. Os participantes também compreenderam mais sobre as definições dos documentos institucionais que norteiam as diretrizes, padronizações e auxílio nas tomadas de decisões.
A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do HDS, Thays Gomes da Silva classificou a temática como valiosa. “A otimização de processos é o sequenciamento das atividades de grande importância para o colaborador, saber de onde uma tarefa vem e para onde vai, assim como o conhecimento a respeito de quais informações e materiais devem ser recebidos, conhecimento valioso para o bom desempenho das atividades dentro de uma unidade de saúde”, destacou.