Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS realiza reunião para apresentação de ferramenta que otimiza os processos da Qualidade


7 de abril de 2021



Dando continuidade nas atividades do cronograma de ações da Qualidade, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, realizou na manhã de hoje (7), uma reunião para apresentação da ferramenta que visa otimizar o mapeamento dos processos do início ao fim. O encontro aconteceu de forma on-line com a participação dos profissionais comprometidos em garantir a melhoria contínua dos serviços da instituição.

“É o fazer de cada um que fará diferença no andamento das ações de melhoria”, afirmou a administradora do HDS, Maria Rachid, destacando a importância de todos estarem determinados e engajados para se atingir o cenário idealizado.

A ferramenta apresentada foi a SIPOC, metodologia utilizada para mapear os processos a serem melhorados, implantados e monitorados, seguindo a sequência Fornecedor-Entrada-Processo-Saída-Cliente. Para melhor compreensão da metodologia, Maria Rachid utilizou um exemplo lúdico, a organização de um lanche da tarde, ocasião que necessita mapear quem são os fornecedores, tipos de produtos, quantidade, processo e pessoas a serem contempladas com a refeição. Dessa forma, a utilização da ferramenta proporciona assertividade para que tudo saia conforme planejado.

Para finalizar, Maria Rachid falou sobre a Gestão de Documentos cujo objetivo é padronizar o processo de elaboração e controle de documentos no HDS. Os participantes também compreenderam mais sobre as definições dos documentos institucionais que norteiam as diretrizes, padronizações e auxílio nas tomadas de decisões.

A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do HDS, Thays Gomes da Silva classificou a temática como valiosa. “A otimização de processos é o sequenciamento das atividades de grande importância para o colaborador, saber de onde uma tarefa vem e para onde vai, assim como o conhecimento a respeito de quais informações e materiais devem ser recebidos, conhecimento valioso para o bom desempenho das atividades dentro de uma unidade de saúde”, destacou.