HDS promove ação de conscientização sobre Disfagia
No mês em que se comemora o Dia Nacional de atenção à disfagia, a equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS realiza várias iniciativas com objetivo de informar os pacientes usuários dos serviços da unidade de saúde sobre as causas, sintomas e formas de tratamento.
Entre as ações, foram montados murais ilustrativos, distribuição de folders e aplicação de questionário com a finalidade de identificar possíveis casos de disfagia. Além disso, no último dia 19, os profissionais promoveram o momento tira-dúvidas com os pacientes que desejaram obter mais detalhes sobre a doença.
A fonoaudióloga da unidade, Daniela Tosta Ferreira explica que a disfagia se caracteriza pela dificuldade de ingerir alimentos e pode ser causada por doenças neurológicas, sistêmicas, processo de envelhecimento e uso de medicamentos, entre outros.
Ao mesmo tempo, em que a disfagia gera desconforto ao comer e beber, ela também pode causar sérios problemas como desnutrição, desidratação, risco de complicações pulmonares, septicemia e pneumonia aspirativa. A falta de informação e desvalorização dos sintomas da população geram atraso no diagnóstico e início do tratamento, o que impacta negativamente na qualidade de vida. O diagnóstico é feito pelo fonoaudiólogo e possui tratamento.
A paciente Zenaide de Brito Santos Rocha, 55 anos, passou pelo atendimento de rastreio no mês de janeiro deste ano e recebeu diagnóstico positivo, mas não imaginava que seria disfagia. “Eu sentia dificuldade para engolir, sensação de entalo na garganta e engasgava muito fácil, mas pensava que seria normal”, ressaltou. Zenaide destaca que o atendimento dos profissionais do HDS fez toda diferença, após três sessões conseguiu ter de volta sua rotina normal de alimentação.
Durante a ação, os pacientes que apresentaram risco para disfagia passaram por uma avaliação específica com os fonoaudiólogos e nutricionista da instituição. O tratamento para pacientes com disfagia no HDS, é baseado na intervenção multidisciplinar: médico geriatra, fonoaudiólogo e nutricionista. O fonoaudiólogo identifica os distúrbios relacionados à deglutição e atua diretamente nas funções estomatognáticas desde fortalecimento da musculatura orofacial, e outras.
“É um problema de saúde que atinge mais a população acima dos 50 anos, mas pode ocorrer em todas as faixas etárias comprometendo o bem-estar, o estado nutricional e impactar negativamente na qualidade de vida das pessoas”, afirma a fonoaudióloga, Taiane da Silva Brandão.
O Dia Nacional de atenção à Disfagia é celebrado no dia 20 de março. Além das fonoaudiólogas da instituição, a ação contou também com o apoio da nutricionista do programa de aperfeiçoamento, Vivia Ribeiro de Castro.