Hugol promove ativação de novos leitos destinados a pacientes com covid-19
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), é uma das unidades de saúde do Estado referência no combate à pandemia, e realiza, desde abril de 2020, o atendimento aos pacientes pediátricos com síndromes respiratórias agudas, ou seja, crianças acometidas ou com suspeita de H1N1 e do covid-19, via regulação. A partir de junho do mesmo ano, o Hugol também começou a receber pacientes adultos acometidos desses sintomas.
Devido ao aumento expressivo e sustentado do número de casos e óbitos confirmados de covid-19 em Goiás durante o curso da segunda onda da pandemia, ao surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2, em transmissão comunitária e com maior transmissibilidade, e à alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao tratamento da covid-19, foi realizada uma nova reformulação temporária na estrutura do hospital, com abertura contingencial e imediata de 16 leitos de UTI Adulto destinados a pacientes acometidos pelo covid-19. Dessa forma, a unidade passa a contar com mais sete leitos individuais estruturados nas salas cirúrgicas com perfil “isolamento”, três leitos coletivos estruturados na sala de indução anestésica com perfil “salão” e seis leitos coletivos estruturados na sala de recuperação pós anestésicas (RPA) com perfil “salão”.
Segundo Fabrício Cardoso Leão, Gerente de Atendimento ao Paciente da unidade, “a equipe do Hugol sempre esteve preparada para os desafios do atendimento ao paciente politraumatizado e, nessa pandemia, não tem sido diferente: temos nos adaptado para atender à população com a qualidade e o respeito necessários, e a ativação desses novos leitos destinados a pacientes com covid-19 reflete essa premissa.”
Medidas de segurança também foram reforçadas junto aos colaboradores da unidade, paramentados com os equipamentos de proteção individual adequados e coerentes a cada situação, conforme orientações dos órgãos competentes. Além disso, o Hugol tem trabalhado para amenizar o isolamento social: os pacientes internados recebem visitas virtuais e teleorientações, para garantir um atendimento mais humanizado possível dentro das condições seguras de controle de infecção.
“Esse é mais um desafio que enfrentamos com todo nosso empenho e dedicação, confiantes que somos plenamente aptos a tratar a população do Estado nesse momento de grande necessidade. Contamos com a estrutura e insumos necessários, e com profissionais capacitados e dedicados na linha de frente, sempre prontos a salvar vidas”, declarou Hélio Ponciano Trevenzol, Diretor Geral do Hugol.