Agir entrega Projeto de Implantação da Clínica Teia
Aconteceu ontem, 21/12, a visita técnica de entrega do projeto de implantação da Unidade de Atenção à Criança com Autismo, Clínica Teia, projeto voltado ao atendimento precoce de crianças com autismo, de 1 a 6 anos de idade. A unidade é focada na assistência multiprofissional, treinamento de familiares e habilitação de profissionais que desejam contribuir com a melhoria da qualidade de vida e funcionalidade das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A clínica Teia é uma unidade de saúde da Agir, que atenderá crianças com Autismo de forma humanizada, pois ela reflete o propósito da instituição que é cuidar de vidas. O Teia também reforça a importância de uma ampliação ao acesso dessas crianças à saúde, educação, engajamento e inclusão na sociedade.
A visita técnica aconteceu na estrutura física da unidade, localizada no Setor Universitário, em Goiânia. O evento contou com a presença do diretor técnico da unidade, Eliezer Rangel, superintendentes da Agir, autoridades do Estado de Goiás, como o Secretário Estadual de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino, a Secretária de Desenvolvimento Social e representante do Governador Ronaldo Caiado, Lúcia Vânia e o Deputado Federal, Vitor Hugo de Araújo e a Superintendente Municipal de Regulação e Políticas de Saúde, Andréia Alcântara.
Confira abaixo algumas declarações:
Lúcia Vânia (Secretária de Desenvolvimento Social)
Em meu nome e em nome do Governador Ronaldo Caiado parabenizo a todos envolvidos no projeto. É na primeira infância que se formam os hábitos e os valores, e essa clínica está preparada para dar esse suporte para crianças autistas, pois ela significa carinho, atenção, acolhimento e sensibilidade às necessidades das famílias das crianças autistas. É um projeto de uma valia sem limites.
Ismael Alexandrino (Secretário Estadual de Saúde do Estado de Goiás)
Percebemos a seriedade com que a Agir tem conduzido as unidades de sua gestão, e a área de atendimento ao paciente autista é uma lacuna em todo o país. Ainda precisamos avançar muito nesse cuidado com o ser humano, justamente como a Agir tem feito, de uma forma séria, começando pequeno, porém muito funcional. Reconheço, abraço a ideia e farei o esforço necessário para que possamos dar solidez a esta unidade de forma conjunta.
Vitor Hugo de Araújo (Deputado Federal)
É uma imensa felicidade estar aqui hoje, pois a Agir tem sido uma parceira estratégica e temos a intenção de expandir essa parceria muito mais. Nossa preocupação é auxiliar instituições focadas no bem-estar da população e me coloco a disposição para ajudar nossas crianças e o Estado de Goiás como um todo.
Sérgio Daher (Superintendente de Relações Institucionais)
Esse é um dia muito especial, pois finalmente estamos concretizando um desejo muito antigo da Agir. Começamos esse projeto de maneira humilde, mas com um objetivo muito grande. Nossos agradecimentos a todos que colaboraram com esse projeto que irá crescer muito nos próximos anos, dando atendimento total ao paciente autista em sua integralidade.
Lucas Paula da Silva (Superintendente Executivo)
Esse projeto é um grande desafio, mas temos grandes parceiros com o propósito de cuidar de vidas, e isso nos dá ânimo para colocar a ideia em prática, e isso nos mostra que não estamos sozinhos. Hoje nós podemos ir adiante e de mãos dadas, com a certeza de que iremos impactar um grande número de pessoas, pois esse é o primeiro passo de uma longa caminhada de muito sucesso.
Dante Garcia de Paula (Superintendente de Gestão e Planejamento)
O papel que a Agir tem enquanto propósito de cuidar de vidas é contribuindo com o sistema de saúde. A nossa visão é coletiva e entendemos que o trabalho aqui hoje iniciado vai impactar especialmente em um campo que a saúde pública coloca como preferência que é a prevenção e promoção da saúde. A unidade vai ser uma forma complementar para a saúde, com a esperança de que possa se estender e alcançar o máximo de crianças acometidas com o Transtorno do Espectro Autista.
Claudemiro Euzébio Dourado (Superintendente Administrativo e Financeiro)
A Agir compreende seu papel social de cunho filantrópico e realiza um antigo sonho de ampliar sua contribuição em atenção à saúde da população goiana. Neste momento, com muita sensibilidade, buscamos atender um público carente de acolhimento, atenção e tratamentos que é a pessoa com autismo. Espero que essa iniciativa possa se frutificar e ampliar a capacidade de atendimento buscando atingir o maior número de pessoas, e para além da assistência, contribuir para a produção científica e a elaboração de políticas públicas voltadas a área de assistência ao espectro autista.



