Fonoaudióloga do HDS ministra aula para os participantes do Programa da Residência Multiprofissional do CRER
Na manhã do dia 20, sexta-feira, a fonoaudióloga do Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), Daniella Tosta Ferreira ministrou aula para os participantes do Programa da Residência Multiprofissional do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), sobre o tema a Linguagem com enfoque no envelhecimento saudável e patológico (demências). A profissional falou da experiência na implantação da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), um instrumento de rastreio cognitivo e funcional. Também foi abordado o papel da fonoaudiologia junto a essa população e as possibilidades de serviços oferecidos na instituição.
Também foi destacada a importância da equipe multiprofissional no tratamento não farmacológico, que é um importante diferencial na qualidade de vida dos pacientes com demências. A aula aconteceu de forma online e contou com a participação de 28 espectadores.
A fonoaudióloga explica que a AGA tem o objetivo rastrear de forma precoce alterações que possam ocasionar algum tipo de demência, mal de Alzheimer, por exemplo. Aos idosos, essa intervenção prévia pode prevenir o desenvolvimento de alguma patologia. Com isso, busca-se promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade idosa.
Entre as experiências vivenciadas com o trabalho no HDS, a profissional ressaltou a atuação com foco na prevenção das patologias cognitivas. Para os idosos com declínio cognitivo são traçadas estratégias terapêuticas que proporcionam melhores resultados clínicos, pois a estimulação evita o agravamento dos sintomas. “É um trabalho fundamental para evitar a evolução da demência”, afirma Daniella.
Para Daniella a aula foi também, um momento de integração e compartilhamento de conhecimentos e vivências para os residentes que logo serão inseridos na reabilitação.