Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Fonoaudióloga do HDS ministra aula para os participantes do Programa da Residência Multiprofissional do CRER


23 de novembro de 2020



Na manhã do dia 20, sexta-feira, a fonoaudióloga do Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), Daniella Tosta Ferreira ministrou aula para os participantes do Programa da Residência Multiprofissional do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), sobre o tema a Linguagem com enfoque no envelhecimento saudável e patológico (demências). A profissional falou da experiência na implantação da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), um instrumento de rastreio cognitivo e funcional. Também foi abordado o papel da fonoaudiologia junto a essa população e as possibilidades de serviços oferecidos na instituição.

Também foi destacada a importância da equipe multiprofissional no tratamento não farmacológico, que é um importante diferencial na qualidade de vida dos pacientes com demências. A aula aconteceu de forma online e contou com a participação de 28 espectadores.

A fonoaudióloga explica que a AGA tem o objetivo rastrear de forma precoce alterações que possam ocasionar algum tipo de demência, mal de Alzheimer, por exemplo. Aos idosos, essa intervenção prévia pode prevenir o desenvolvimento de alguma patologia. Com isso, busca-se promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade idosa.

Entre as experiências vivenciadas com o trabalho no HDS, a profissional ressaltou a atuação com foco na prevenção das patologias cognitivas. Para os idosos com declínio cognitivo são traçadas estratégias terapêuticas que proporcionam melhores resultados clínicos, pois a estimulação evita o agravamento dos sintomas. “É um trabalho fundamental para evitar a evolução da demência”, afirma Daniella.

Para Daniella a aula foi também, um momento de integração e compartilhamento de conhecimentos e vivências para os residentes que logo serão inseridos na reabilitação.