CRER lembra Dia Mundial da Paralisia Cerebral com ação de conscientização junto aos seus usuários
Em alusão ao Dia Mundial da Paralisia Cerebral (PC), celebrado em 6 de outubro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, realizou uma ação de conscientização junto aos usuários do hospital. Com distribuição de material educativo, pacientes e seus acompanhantes foram abordados pelos profissionais que esclarecerem dúvidas e desmistificaram mitos sobre a PC.
“Somos um Centro especializado em reabilitação, referência no Centro-Oeste, e pioneiros no modelo de atendimento ao paciente com paralisia cerebral. Porém, mais do que ofertar cuidado em saúde, também sabemos da importância de empoderar nossos pacientes e seus familiares sobre a deficiência, que é uma das mais comuns na infância. A informação rompe barreiras e abre caminhos para essas famílias”, explicou o supervisor de Reabilitação Física do CRER, João Francisco Martins.
Com cerca de 500 pacientes com Paralisia Cerebral em atendimento no hospital, o CRER oferece tratamento especializado às crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral. As terapias e acompanhamentos, individuais ou em grupo, auxiliam no desenvolvimento do paciente, além de ofertar a essas pessoas maior qualidade de vida.
Ana Clara Vieira Batista é uma das pacientes atendidas no CRER. Com um ano e cinco meses de vida, a criança está em tratamento na instituição desde os primeiros meses de vida.
“No começo foi muito difícil, eu não entendia muita coisa e não sabia lidar com a condição da minha filha. Com a orientação dos profissionais do CRER eu aprendi a cuidar da minha filha. Além disso, as terapias proporcionam desenvolvimento para minha filha, que hoje já bate palminhas e brinca com os pezinhos. O CRER faz muito bem para nossa família”, relata a mãe da paciente, Regiane Maria de Jesus Vieira.
Iniciada na Austrália, a campanha pelo Dia Mundial da Paralisia Cerebral reúne famílias, pessoas com a deficiência, organizações e ativistas, que se uniram para que todas as pessoas com PC tenham as oportunidades que merecem, o apoio da comunidade e os mesmos direitos de todo cidadão.
Paralisia Cerebral
Paralisia Cerebral (PC), a deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.
Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas. Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.