Colaboradoras do Hugol relatam experiências no mês do Outubro Rosa
No mês de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), ouviu depoimentos de suas colaboradoras relacionados ao tema e preparou ações de conscientização e saúde voltadas para as mais de mil mulheres que atuam na unidade.
“Eu não fazia o autoexame mensalmente, mas tive a sorte de descobrir o nódulo através de um exame de ultrassom. Percebi o quanto um diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, pois o câncer é uma doença silenciosa e que chega sem aviso, por isso a prevenção é o melhor remédio”, relatou a agente administrativa do hospital, Benvinda Santos.
A enfermeira Thaís Alves descobriu neste ano alguns nódulos através do autoexame e conseguiu se tratar de forma que a doença não evoluísse. “Faço o autoexame desde minha adolescência e acredito que esse é um tema que deveria ser divulgado o ano inteiro. Vejo que esse tipo de campanha influencia de forma muito positiva, especialmente as gerações mais novas, que já começam a fazer o exame desde cedo”, explicou Thaís.
Apesar de o atendimento no Hugol não ser voltado para o tratamento do câncer, o hospital possui um alto número de colaboradoras e, de acordo com Solange Bessa, supervisora de governança e responsável pela campanha na unidade, “falar sobre o autoexame tem o objetivo de quebrar tabus. Buscamos conscientizar os nossos colaboradores acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, incentivando cada vez mais não só as mulheres, mas também os homens a cuidar da sua saúde em geral, transformando todos em multiplicadores do conhecimento”.
A programação preparada pelo hospital inclui a iluminação da fachada na cor rosa, em alusão à campanha; uma decoração temática; e a entrega de fitilhos rosa (símbolo da campanha), brindes e folders educativos para os colaboradores.