No mês alusivo ao idoso, o HDS apresenta a história de superação do paciente residente José Costa Neto
Em outubro, mês alusivo ao idoso, o Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS apresenta a história de superação do paciente residente, José Costa Neto, de 82 anos. Um senhor reservado e com uma história marcada por muitas lutas e adversidades.
Aos 12 anos, descobriu a hanseníase e foi trazido para o HDS pelos pais e desde então vive na unidade de saúde. Durante a conversa, ele lembra que quando era jovem, a vida tinha mais leveza e cor. Ele gostava muito de jogar futebol, vôlei e de música.
Com todas as regras rígidas impostas pela instituição, em função da política de saúde da época, ele lembra com saudosismo da sua mocidade, dos bailes e da disposição para o trabalho, desempenhou várias funções, entre elas, a de motorista da instituição. Vitimado pela Hanseníase e residindo na Colônia Santa Marta, José Costa teve um filho e é avô.
O HDS se destaca pelo atendimento humanizado estabelecido em diferentes níveis de atenção à saúde, pautado no comprometimento da dignidade humana e da saúde integral do idoso. Na unidade residem 16 pacientes, sendo que a instituição proporciona diversas atividades que resultam em uma rotina diária saudável, promovendo maior bem-estar. Vale lembrar que hoje todos estão curados da Hanseníase.
Atualmente, devido à pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança para prevenção do Coronavírus, as visitas aos pacientes foram restritas, mas ele afirma que graças ao atendimento dos profissionais da Residência Assistencial Santa Marta, tem recebido atenção e todos os cuidados necessários para seu bem-estar e qualidade de vida.