Planisa aplica treinamento sobre implantação do sistema DRG no CRER e HUGOL
Aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, nas instalações do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, o treinamento de implantação do sistema DRG, ministrado pela Planisa – Planejamento e Organização de Instituições de Saúde.
O Diagnosis Related Group (DRG), é um tipo de classificação de pacientes hospitalares que leva em consideração o consumo de recursos, reunindo os pacientes clinicamente homogêneos em um mesmo grupo. Ele tem sido utilizado em diferentes países com diversos sistemas de saúde, com fins que variam desde controle da produção hospitalar até a pesquisa sobre qualidade da assistência.
A implantação que acontecerá nas unidades CRER e Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL, contou com a presença de uma equipe composta por cinco enfermeiras e um médico. Com essa iniciativa da Agir, nos tornamos a primeira Organização Social no Estado de Goiás a implantar este sistema para gestão de custos hospitalares.
Para a gerente técnica da Planisa, Cristina Rodrigues, esta é uma ferramenta que proporciona vários ganhos para a instituição, na medida em que possibilita rever processos, melhorar a qualidade do prontuário e a qualidade assistencial.
Segundo Mila Shizuko, enfermeira do HUGOL que participou do treinamento, um dos maiores objetivos é de conseguir realizar uma análise financeira, com ações revertidas na parte assistencial, visando sempre a qualidade.”Vim compor este projeto com o intuito de contribuir com esta questão, de buscar um melhor gerenciamento financeiro com foco na qualidade”.
Para a enfermeira do CRER, Bárbara Oliveira Guedes, o valor agregado é fundamental. “Eu acredito que esta ferramenta trará melhorias na questão da segurança do paciente, na qualidade da assistência, no tempo de internação que este paciente fica aqui na instituição. Então, assim, agrega-se muito valor para a instituição, para os nossos processos e o resultado poderá ser medido na qualidade da nossa assistência.”
Dentre os objetivos desse novo serviço podemos ressaltar o uso eficiente do leito hospitalar, cuidado centrado no paciente, melhoria da gestão de custos e transparência dos gastos hospitalares e aumento da produtividade.