Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Agir


Padre Alaor Rodrigues de Aguiar: legado de fé e dedicação ao próximo


17 de agosto de 2020



Com uma trajetória de vida admirável, Pe. Alaor Rodrigues de Aguiar, nasceu em 4 de dezembro de 1939. No último ano, ele comemorou seus 80 anos de vida e 50 de sacerdócio, ocasião em que a Catedral Metropolitana de Goiânia ficou lotada de amigos, familiares e fiéis de diversas partes do Brasil, mesmo diante de uma forte chuva.

Com passagens por importantes Igrejas de Goiânia e do Interior, Pe. Alaor sempre foi visto pela Arquidiocese de Goiânia como defensor da vida, da família, do Evangelho, da justiça, dos mais necessitados, da paz e da preservação do meio ambiente. Bastante atuante, ele mantinha um vínculo muito forte com as comunidades pelas quais passou.

Durante mais de três décadas, o pároco foi professor na PUC Goiás e em alguns períodos atuou como coordenador de Teologia na instituição. A sua trajetória profissional também inclui passagens como membro da Sociedade Goiana de Cultura, secretário da CNBB/Regional Centro-Oeste e assessor do Setor Leigos, na CNBB nacional.

Pe. Alaor também era escritor e foi autor de três livros: Profeta de Bengala (2008), Memórias históricas de Dom Antonio — homem de oração e comunhão, de fé e de atitudes (2015) e Dom Antonio Ribeiro de Oliveira — Profeta, Pastor e amigo do Povo de Deus (2017).

Com extrema dedicação, alegria e empenho ele colaborou de uma forma única para o desenvolvimento da Agir. Desde 2018, ele integra a estrutura administrativa da instituição como membro do conselho de administração. Em 2019, ele aceitou o desafio de assumir o cargo  de diretor-tesoureiro da organização, uma função de confiança, que exige muito esforço e compromisso.

Apesar do sofrimento e incertezas, ele manteve sua gratidão a Deus e aos que se empenharam para minimizar a sua dor. Em seus últimos momentos antes de ser sedado, ele solicitou que uma das psicólogas do Hugol escrevesse seus agradecimentos pelo acolhimento recebido na unidade. Ele pediu para que Dom Whashington Cruz — arcebispo de Goiânia e o amigo Pe. Odolir para que rezassem por ele. Por fim, o Pe., agradeceu a Agir e pontuou que estava tendo excelentes cuidados na UTI especial.

Infelizmente, essa trajetória de extrema dedicação com o próximo, teve fim no último dia 16. Após mais de 20 dias de luta contra a Covid-19, mesmo diante de todos os esforços da equipe multidisciplinar da unidade, Pe. Alaor não resistiu aos efeitos da doença e faleceu em uma Unidade  Especial de Terapia Intensiva do Hugol.

Estamos consternados pela perda de uma pessoa íntegra, humana e dedicada, mas, ao mesmo tempo, estamos gratos por termos tido a oportunidade de conviver com alguém que tanto nos ensinou e que realmente fez a diferença durante seus 80 anos de vida, 50 anos de dedicação ao sacerdócio e 02 anos de Agir.

Hoje, e para sempre, ficará a saudade, a admiração e o respeito pelo tão querido Pe. Alaor. Pedimos que Deus, em sua infinita bondade, o acolha em seus braços e traga o conforto necessário para que todos os familiares, amigos, colegas de trabalho e admiradores do sacerdote tenham forças para enfrentar esse momento difícil.