Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol alerta sobre perigos de queimaduras no Junho Laranja


18 de junho de 2020



Seguindo a campanha de prevenção de queimaduras Junho Laranja, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), alerta sobre os perigos de acidentes que podem causar queimaduras. Neste ano, devido ao isolamento social provocado pela pandemia, a campanha traz o lema “Com Fogo não se Brinca”, focando no público infantil, que é vítima de 40% desse tipo de acidente, segundo a SBQ – Sociedade Brasileira de Queimaduras.

“Estamos vivendo uma situação atípica este ano com a pandemia, em que a maioria das pessoas está mais tempo em casa, especialmente as crianças, que estão sem aulas presenciais, e o local que mais oferece risco de queimaduras é a cozinha. O queimado carrega para a vida, além das cicatrizes físicas, um trauma psicológico, que pode atrapalhar no desenvolvimento dessa criança e ter um impacto na qualidade de vida que ela vai ter. A prevenção é essencial para garantir a segurança das crianças”, relatou Fabiano Arruda, supervisor médico da Unidade de Queimados do Hugol.

O pequeno Arthur tem apenas 1 ano e 7 meses, desceu do berço e derrubou em si mesmo uma panela com água quente que estava no fogão, quando sua mãe, Kelitani dos Santos, lavava sua mamadeira. Ele chegou na unidade com queimaduras, e Kelitani faz um alerta para evitar que esse tipo de acidente aconteça com outras crianças: “Devemos estar sempre atentos, mesmo nas situações mais rotineiras a que estamos acostumados. Gostaria de alertar todas as mães para que, quando estiverem cozinhando, redobrem a atenção com seus filhos, pois basta um momento de distração para que um acidente aconteça. Aproveito para agradecer à equipe do Hugol, que está dando todo o suporte que o Arthur e eu precisamos”.

O Centro de Referência em Assistência a Queimados do Hugol é um dos mais modernos do país e, até dezembro de 2019, já tratou 2.116 vítimas de queimaduras graves. Recebe pacientes regulados pelas centrais de regulação do Estado que apresentam critérios de internação normatizados pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. O serviço conta com equipe médica (plástica, intensivista e clínica), de enfermagem e multiprofissional (fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional), especializadas e dedicadas ao atendimento dos pacientes com queimaduras; aparelhos modernos; produtos e curativos específicos; e agilidade para a realização de exames (imagem e laboratorial).