Estamos Juntos: Profissionais do Crer participam de treinamento sobre empatia e gestão de conflitos
Programa de treinamentos de líderes busca aprimorar habilidades e competências dos profissionais da unidade de saúde de Goiás
Na última quinta-feira (4/11), os gestores do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, participaram do treinamento de líderes do Programa Estamos Juntos, cujo tema versou sobre empatia e gestão de gonflitos. A unidade do Governo de Goiás recebeu a gerente corporativa de Ensino e Pesquisa da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – CED Agir, Rafaela Veronezi, que trouxe à tona as ferramentas e situações da aplicabilidade do gesto de se colocar no lugar do outro e como esta escolha ética contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e com respeito às diferenças.
Juliana Xavier Santos, gerente de Recursos Humanos do Crer, explica que o maior desafio de um líder se dá, justamente, na liderança de pessoas, pois trata-se de atuar com a individualidade de cada integrante da equipe. Para ela, “a temática específica deste treinamento, empatia e gestão de conflitos, talvez, dentro da liderança, seja um dos maiores desafios, porque eu preciso entender o porquê do outro agir, reagir e sentir de determinada forma. À medida que eu, enquanto líder, me coloco no lugar do outro, eu preciso saber a melhor forma de gerenciar isso, porque existem vários olhares de uma mesma situação, e a pluralidade de olhares é que forma um cenário amplo e mais fidedigno” afirma.
A gerente complementa que há uma minúcia na liderança que exige conhecimento e habilidade emocional. “Muitas vezes não é o que eu, enquanto líder, falo a minha equipe, mas como eu falo. É aprender a lidar com a diferença, aquilo que eu carrego como crenças, como valores não pode sobrepor aos valores e crenças da outra pessoa”, defende a gerente.
Para Rafaela Veronezi, desenvolver essas habilidades é algo muito importante para a experiência humana de maneira ampla, pois cria conexões positivas. “A empatia e a gestão de conflitos são temas fundamentais tanto para o nosso desenvolvimento pessoal quanto para o nosso desenvolvimento profissional. Dentro da liderança, são assuntos de extrema relevância, porque o líder precisa servir à equipe e, para isso, ele precisa estar integrado à pessoas as quais ele lidera e trabalha, e essa relação de confiança se estrutura com base na empatia.
A gerente corporativa de Ensino e Pesquisa pontua ainda que o desenvolvimento dessas habilidades pode ser adquirido, também. “Gerar empatia não é algo só intuitivo, é algo que pode ser treinado como um habilidade comportamental fundamental para a liderança”, finaliza.


