“Saio daqui impressionado com o que vi”, diz secretário de Saúde do Mato Grosso do Sul após visita ao CRER
Com o objetivo de conhecer o modelo de assistência e gestão adotados pelo hospital, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO gerida pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – AGIR, recebeu nesta quarta-feira (22/1) a comitiva do secretário de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende. A visita foi conduzida pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.
“Saio daqui muito impressionado e contente com o que eu e minha equipe pudemos ver no CRER. Para nós essa troca de experiências será muito positiva e valiosa. A ideia é levar muito das ações em saúde desenvolvidas em Goiás para o nosso Estado”, disse o chefe da Saúde do MS.
Acompanhado por técnicos da área da saúde, Geraldo Resende e toda sua comitiva conheceram parte das instalações do CRER. Os visitantes passaram pelos ginásios de terapias, hidroterapia, recepção principal, postos de internação, UTI e Centro Cirúrgico.
“Saúde pública é um desafio em qualquer lugar do mundo e em Goiás essa realidade não é diferente. Portanto, o modelo de gestão por OS adotado em Goiás tem se mostrado muito eficiente para qualificar a administração hospitalar e melhorar o atendimento ao usuário do SUS”, ressaltou o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.
Inaugurado em setembro de 2002 com o compromisso de ofertar assistência de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o CRER já acumula mais de 17 milhões de atendimentos realizados à população. Ao todo, 480 mil pessoas já receberam atendimento no hospital.
Por dia, a unidade realiza uma média de quatro mil procedimentos dentre médicos e multiprofissionais, exames, cirurgias, internações, produção de órtese e próteses além de dispensação de aparelhos auditivos.
Hospital de Excelência
Em 2016, o CRER se tornava o primeiro hospital de reabilitação do Brasil e a primeira unidade de saúde pública de Goiás a conquistar o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em dezembro do ano passado, a instituição conquistou a manutenção do título. Com ciclos de certificação a cada triênio, o título de ONA 3 fica vigente até 2022.