Blue Blitz do HDS conscientiza colaboradores e usuários sobre câncer de próstata
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mostram que no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. A falta de prevenção e o diagnóstico tardio pioram ainda mais o quadro, fazendo com que o câncer de próstata seja letal em um grande número de casos.
Com o objetivo de estimular que os homens tenham mais atenção à saúde e façam exames preventivos, possibilitando a detecção precoce da doença, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, unidade da SES-GO, realizou, nesta terça-feira (12/11), a Blue Blitz do HDS.
Idealizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a ação foi em alusão ao movimento mundial Novembro Azul e alcançou profissionais e usuários da instituição com informações e mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Colaborador do hospital há dois meses, Bruno Fernandes nunca havia participado de uma ação de conscientização sobre câncer de próstata.
“Eu já sabia o que era Novembro Azul, mas foi a primeira vez que recebi orientações sobre o assunto. Muitas vezes temos dúvidas bobas, mas ficamos com receio de perguntar e virar piada entre os amigos. Existe muito preconceito a respeito do câncer de próstata. A verdade é que a doença pode ser evitada e é através da prevenção”.
O Ataíde Ribeiro Costa aguardava por uma consulta no Ambulatório de Especialidades do HDS quando foi abordado pela Blue Blitz. “O preconceito ainda é uma grande barreira para que nós homens não procuremos o médico. A verdade é que isso precisa ser mudado e esse tipo de ação ajuda muito a incentivar e acabar com o preconceito que temos. Penso que é melhor prevenir do que enfrentar uma doença ou até morrer”.
Além da Blue Blitz, os colaboradores da instituição vestiram-se com alguma peça de roupa na cor azul em apoio à campanha de prevenção e conscientização do câncer de próstata.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata.