Hugol gerencia custos para a excelência no atendimento aos usuários
A saúde não tem preço, mas tem custo que precisa ser gerenciado com foco no uso racional dos recursos visando oportunizar a assistência com qualidade e segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Por isso, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) realiza essa gestão por meio da Supervisão de Orçamento e Custos desde a inauguração do hospital, em julho de 2015.
“A condução gerencial de uma unidade de saúde lida com a mais diversa aparelhagem, desde a estrutura necessária para recebimento e acolhimento dos usuários a todo o processo hospitalar de apoio e desfecho clínico. O gestor de saúde lida com a alta necessidade de ter conhecimento e domínio de toda vida econômica do hospital, nos mais diversos serviços e processos, garantindo a efetividade de sua ação na otimização de resultados operacionais frente ao desafio de manter a sustentabilidade da instituição”, explica Paulo César Pereira, Gerente de Planejamento, Orçamento e Custos do Hugol.
O serviço voltado ao gerenciamento dos custos, empreende a coleta e organização desses dados, transformando-os em informação para a gestão do hospital, e após análise, contribui para decisões estratégicas para a aplicação dos recursos. “Orientado pelo resultado advindo do Custeio por Absorção, metodologia utilizada por grandes instituições, o Hugol conhece de forma mais assertiva seus custos reais, e zela sempre pela economicidade na tomada de decisão. Os resultados são amplamente conhecidos pelo corpo de gestores, através da consolidação dos dados e entendimento de sua composição, variação e prospecção de viabilidade de cenários futuros”, completa Paulo.
O Diretor Administrativo e Financeiro do Hugol, Luiz Sampaio, destaca que a Política de Custos é um dos diferenciais do hospital, pois contribui para o direcionamento e as diretrizes institucionais no âmbito dos recursos financeiros, realizando essa atividade de forma compartilhada com os líderes e colaboradores da unidade, entendendo que todos contribuem para uma perspectiva sustentável, visando a assistência de qualidade ao usuário do SUS.