Hugol auxilia na continuidade do tratamento prestando atendimento domiciliar
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueria (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem como principal objetivo realizar de forma segura e planejada a desospitalização do paciente oferecendo-lhe acompanhamento multiprofissional em seu domicílio.
O acompanhamento domiciliar multiprofissional oferecido pelo Hugol é composto por uma equipe com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e mais recentemente passou a contar com profissionais da área de psicologia.
Para receber o atendimento e acompanhamento domiciliar o paciente é submetido a triagens que avaliam critérios clínicos, administrativos e sociais que são favoráveis ao processo de desospitalização. Estão elegíveis ao atendimento pacientes com dificuldades motoras, politraumatizados e grandes incapacitados, que necessitam de intervenções multiprofissionais. A atenção domiciliar pode ser temporária ou definitiva de acordo com o quadro clínico de cada paciente.
Tanto o plano de atendimento domiciliar como os projetos terapêuticos são elaborados e discutidos pela equipe de forma segura, qualificada e humanizada, levando em consideração as individualidades e necessidades específicas de cada paciente.
Esse tipo de serviço traz consigo inúmeros benefícios, dentre eles: redução da demanda por atendimento hospitalar; prevenção de agravos; redução do tempo de permanência de usuários internados, diminuindo assim o intervalo de substituição dos leitos; humaniza cada vez mais a atenção à saúde, ampliando a autonomia dos pacientes; e também gera conforto e segurança aos pacientes que serão tratados em um ambiente mais acolhedor e familiar.
O SAD iniciou as atividades no HUGOL em outubro de 2021 e desde então já atendeu mais de 110 pacientes. Desses, 13 já receberam alta do serviço. O atendimento domiciliar é regulamentado pela portaria 825/2016 do Ministério da Saúde e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.