Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Pacientes fazem ‘tour’ pelo HDS


3 de fevereiro de 2022



Pacientes internados na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), receberam um tratamento especial na tarde da última segunda-feira (31). Com o apoio dos técnicos de enfermagem e a Supervisora de Reabilitação da Residência Assistencial e Internação, Cledma Pereira Ludovico de Almeida, fizeram um “tour” pelos ambientes da unidade de saúde.

Para os pacientes Augusto Emanuel da Silva e Thiago Fernandes da Silva, foi um momento de contemporizar a natureza, já que o HDS é uma unidade arborizada. Além de conhecer os locais, a Supervisora Cledma contou sobre a história da Unidade, o que representa cada espaço, como o Coreto e a réplica da Gruta de Massabielle na França, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

“Gostei muito de conhecer a Unidade. A natureza aqui se faz presente, promovendo um momento prazeroso para nós que ficamos a maior parte do tempo no quarto”. Ressalta o paciente Augusto.

A Unidade de Cuidados Prolongados do HDS foi criada em novembro de 2021 e tem por objetivo promover o atendimento individualizado e humanizado ao paciente hospitalizado, para proporcionar o reestabelecimento das suas funções e atividades, com foco na autonomia e reinserção na comunidade. Dona Lúcia Fernandes da Silva, mãe do paciente Thiago Fernandes da Silva destacou a humildade da equipe no tratamento do filho. “Graças a Deus nos enviaram para cá, meu filho recebe aqui um tratamento humanizado, sou muito grata à equipe”, afirma.

“Os pacientes Augusto e Thiago são cadeirantes, ambos com lesão medular em antibioticoterapia na UCP do HDS. Por terem restrições de visitas por conta da Pandemia, passar algumas horas em um jardim, com pássaros e pequenos animais, num lugar cheio de memórias, com transeuntes por todos os lados, torna a internação mais tolerante, acolhedora e menos estressante. Durante o percusso, falamos de memórias, casos e causos, fazendo com que os pacientes mergulhassem na história pregressa da Colônia Santa Marta, que acaba contribuindo com muitos exemplos de superação e resiliência”, Ressalta Cledma.