Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Hospital Estadual da Criança e do Adolescente é entregue à população com capacidade para 146 leitos de internação


7 de fevereiro de 2022



Inaugurada pelo Governo de Goiás nesta segunda-feira (07/02), unidade de saúde ofertará pronto-socorro 24 horas, assistência laboratorial, exames de diagnóstico por imagem e atendimento ambulatorial de diversas especialidades médicas pediátricas

Com objetivo de prestar uma melhor assistência médica às crianças e adolescentes, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) entrega à população goiana o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), nesta segunda-feira, 07 de fevereiro. O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) ficará responsável pelos atendimentos de neonatologia e obstetrícia. Por meio da assinatura de um contrato emergencial, o HECAD será administrado, nos próximos 180 dias pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (AGIR). A unidade conta com mais de 500 colaboradores e está sendo abastecida com materiais, insumos, mobiliários e equipamentos.

O novo hospital fica localizado no Parque Acalanto, em Goiânia, no antigo prédio do Hospital do Servidor Público do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado. “Nenhum outro Estado tem essa estrutura. Isso dá dignidade aos filhos de nossas famílias. Esse hospital terá função específica de atender crianças que, hoje, não têm onde operar, para onde ir. Teremos uma estrutura digna, o Hospital da Criança”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado. Para tal, a estimativa de custeio do Governo de Goiás totaliza R$ 68.572.567,94 milhões para os 180 dias de vigência do contrato de gestão da unidade de saúde.

O HECAD tem a capacidade plena de atendimento de 146 leitos. Desse total, 116 são de Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica e 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo atualmente 10 destinados para os casos da Covid-19. Nessa primeira fase de implantação, serão abertos 58 enfermarias e 30 leitos de UTI. Gradativamente, esse número será expandido. O pronto-socorro funcionará ininterruptamente durante 24 horas em todos os dias da semana. O Hospital ainda ofertará um parque de exames de imagem com a realização dos exames de tomografia, broncoscopia, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, Raio X, ultrassonografia e exames de análise laboratoriais que permitirão um menor tempo de espera dos pacientes por meio de um diagnóstico mais rápido, preciso e que impactarão na adoção de um plano terapêutico mais adequado.

Outro ganho é que o HECAD possibilitará o aumento dos atendimentos ambulatoriais com 12 consultórios que funcionarão das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, nas especialidades de cardiologia, pneumologia, alergia/imunologia, neurologia, endocrinologia, cirurgia pediátrica, gastroenterologia, hepatologia, hematologia, nefrologia, ortopedia, reumatologia e outros.

O secretário de Estado da saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, esclareceu que não houve interrupção na prestação dos serviços para os usuários no HMI. “Realizamos uma transferência segura. Tudo foi planejado e pensado para atendermos nessa infraestrutura completa. Na rede estadual de saúde, há profissionais de qualidade e que agora vão prestar assistência em um lugar adequado e com condições para desenvolverem um trabalho de excelência”, destacou.

Perfil

Segundo a diretora-geral do HECAD, Mônica Ribeiro Costa, o hospital receberá pacientes acometidos por pneumonias graves, insuficiências respiratórias, problemas renais, cardiopatias não cirúrgicas, diabetes, apendicites e fraturas não expostas. “Seremos referência em pediatria clínica e cirúrgica de média e alta complexidades, ortopedia e traumas de baixo impacto sem a necessidade de grandes e complexas intervenções cirúrgicas. Teremos pacientes regulados pela rede e via demanda espontânea de casos graves no nosso pronto-socorro, que irá dispor de pediatras, cirurgiões pediátricos, ortopedistas e suporte da equipe multiprofissional”, pontuou.

A unidade de saúde contará com ambientes únicos como fraldários, brinquedoteca com acompanhamento pedagógico, monitorização, capela ecumênica e espaço de acolhimento familiar. “Esses locais possibilitarão um atendimento mais humanizado com melhor acolhimento dos nossos assistidos e familiares. Nossa missão é impactar em todas as vidas de forma positiva, pois para nós cada criança é única, cada criança importa e ela precisa ser criança em qualquer lugar”, ressaltou a pediatra Cynara Porto Ferreira dos Santos, diretora técnica do HECAD.

O local também prestará atendimento especializado às crianças e adolescentes vítimas de violência física e sexual com o ambulatório e equipe altamente capacitada e formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos com expertise e vivência nessa área. O hospital sediará ainda, o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), parte estratégica da atenção ao paciente com lábio leporino e fenda palatina da SES-GO. Outro importante serviço que será disponibilizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é a operação de separação dos gêmeos siameses, coordenada pelo cirurgião pediátrico, Zacharias Calil.

Mais de 500 profissionais entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, cirurgiões bucomaxilofaciais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais foram contratados. Além dos médicos das especialidades de alergia/ imunologia, cardiologia clínica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, endocrinologia, gastroenterologia, hepatologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia clínica, ortopedia e traumatologia, pneumologia, reumatologia, intensivista pediátrico e outras especialidades que serão atendidas.

Referência

A ΑGIR ainda é responsável pela administração do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) desde a sua fundação em 25 de setembro de 2002. A unidade tem o Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela Norma NBR ISO 9001:2015, e é o primeiro hospital de reabilitação do País, e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com certificado de Acreditação com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Em dezembro de 2013, a OS assumiu a gestão do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), conforme decreto Nº 7.807. No mês de julho de 2014, foi divulgado no Diário Oficial do Estado de Nº 21.866 a homologação do chamamento público da ΑGIR para o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços de saúde no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) – que recentemente também conquistou o certificado de Acreditação com Excelência – Nível 3 da ONA.

Composição da equipe técnica do HECAD:

– Mônica Ribeiro Costa

Diretora-geral do HECAD: Médica infectologista com mestrado em Ciências, Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP);

– Cynara Porto Ferreira dos Santos

Diretora Técnica do HECAD: Médica pediatra com título de neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria e MBA Executivo em Administração – Gestão de Saúde pela Faculdade Getúlio Vargas;

– Fabiana Lopes dos Santos

Diretora Administrativa e Financeira do HECAD: Graduada em Enfermagem, especialista em Gestão Clínica das Redes Metropolitana de Saúde e mestre em Saúde Pública.



1.jpeg
2.jpeg
3.jpeg
4.jpeg
5.jpeg
6.jpeg