Crer forma 20 profissionais das Residências Médica e Multiprofissional
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da SES-GO, realizou, no dia 24 de fevereiro, a cerimônia de formatura dos profissionais dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do hospital. Ao todo, nove residentes multiprofissionais das áreas de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, e 11 residentes médicos com especialização em fisiatria, radiologia, otorrinolaringologia e anestesiologia se formaram.
Reconhecido pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital Escola, o Crer atua formando e qualificando profissionais da saúde com excelência.
O diretor Geral do hospital, Dr. Válney Luiz da Rocha, participou da cerimônia e em seu discurso deixou uma mensagem para os formandos. “Nos orgulhamos muito em contribuir com a formação de todos os profissionais que já se especializaram no Crer. Meu desejo é que as boas práticas vivenciadas ao longo da residência sejam convertidas em uma atuação profissional cada vez mais ética, especializada e de excelência, e que o ensejo acadêmico esteja sempre presente na vida profissional de vocês”.
A supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Cristiane Soto Machado, ressaltou a transformação profissional oportunizada pela Residência. “Um profissional seja ele médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou fonoaudiólogo jamais é o mesmo ao entrar e sair de uma Residência. O percurso traçado por cada um de vocês durante esses dois ou três anos é imprescindível e será um verdadeiro divisor de águas na carreira de vocês, que com certeza já é, e será de muito sucesso”.
A formanda, Dra. Marina Nahas Dafico Bernardes, foi a oradora da turma e agradeceu aos pacientes por confiarem nos residentes médicos e de como essa experiência contribuiu para sua formação.
“Em especial agradeço aos nossos pacientes que confiaram em nós, compartilharam as suas histórias de vida e angústias. Entregaram seus corpos para serem examinados, medicados e operados por mãos, ainda no início pouco hábeis, e ofereceram a sua própria dor como instrumento de aprendizado, contribuindo com a nossa formação e nos tornando mais gentis e solidários”.
O terapeuta ocupacional, Luis Henrique Cardoso Oliveira, foi um dos formandos e também orador de sua turma. Para ele a palavra que melhor descreve o processo dos últimos dois anos é resiliência. Muitas barreiras e dificuldades foram superadas devido ao momento de pandemia.
“Agradeço a SUENPES que nos deu o apoio necessário e muitas vezes o combustível para que atingíssemos todo nosso potencial, e estavam sempre dispostos a dar seu melhor para nos guiar nesse caminho. Agradecemos também a equipe Crer por ter nos ensinado muito. Tenho certeza que aqueles que entraram por essa porta há dois anos, não são os mesmos que sarem agora”.
A solenidade contou com a presença do diretor Geral do Crer, Dr. Válney Luiz da Rocha, da supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Cristiane Soto Machado, da coordenadora da COREME E COREMU da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Letícia Souza Pereira, do coordenador da COREME do Crer, Dr. Claudiney Cândico Costa, da coordenadora da COREMU do Crer, Vittória Braz de Oliveira Alves e com a participação remota da diretora de Ensino e Desenvolvimento da Agir, professora Helca de Souza Nascimento.



