Hugol realiza procedimento inédito na unidade
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realizou em março mais um procedimento inédito na unidade, uma CPRE, Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, uma intervenção endoscópica avançada que, através da endoscopia digestiva alta (EDA), permite diagnosticar e tratar patologias do sistema biliar e pancreático.
“Realizar esse tipo de procedimento pelo SUS é um grande ganho para a população de Goiás, pois além de diagnóstico, ele pode ser terapêutico, agindo de forma minimamente invasiva para o paciente, com alta resolutividade, podendo evitar uma cirurgia aberta, diminuindo as probabilidades de complicações no tratamento”, relatou Fabrício Cardoso Leão, Gerente de Atendimento ao Paciente do Hugol.
O centro cirúrgico da unidade possui uma equipe capacitada e equipamentos de ponta, funcionando 24 horas, 7 dias por semana, e trabalhando com um atendimento humanizado. Disponibiliza boletins informativos aos familiares, em conjunto com o serviço social, durante a permanência do paciente no centro cirúrgico e utiliza o Protocolo de Cirurgia Segura do Ministério da Saúde para todos os procedimentos realizados na unidade, reduzindo a ocorrência de incidentes e eventos adversos durante o procedimento cirúrgico. Entre julho de 2015 e dezembro de 2021, o hospital já realizou 115.642 procedimentos cirúrgicos, oferecendo cirurgias de ortopedia, traumatologia, plástica reparadora com ênfase em queimados, urologia, cirurgia geral, cardíaca e hemodinâmica.
A Supervisora de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Josy Dayane dos Santos, reforçou da importância de procedimentos menos invasivos como a CPRE tanto para o paciente “que tem seu processo de recuperação acelerado, de forma segura e menos traumática” e para a unidade “que com um maior giro de leitos, tem a possibilidade de cuidar de mais vidas”.