HECAD atendeu em fevereiro deste ano, o primeiro caso de gêmeas siamesas da unidade de saúde
No dia 14 de fevereiro, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD) recebeu as gêmeas siamesas Helóa e Valentina do Prado dos Santos, de 2 anos. O estado de saúde das crianças foi avaliado pelo cirurgião pediátrico do HECAD, Zacharias Calil, referência internacional no caso de separação de gêmeas siamesas.
Nos próximos meses, as pequenas passarão por cirurgias para colocarem dois expansores de pele que irão prepará-las para a intervenção de separação. Heloá e Valentina são unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias. As gêmeas são de Guararema, interior de São Paulo, e atualmente residem na cidade de Morrinhos-GO para darem continuidade ao tratamento, em Goiânia.
Esse é o primeiro caso de gêmeas siamesas do HECAD. O cirurgião Zacharias Calil, destacou em suas entrevistas com a imprensa que a estrutura de excelência impacta de forma positiva nesse e nos futuros casos. “Estamos em uma unidade de excelência, os expansores de pele já chegaram e estamos muito esperançosos com as cirurgias”.