HDS adota metodologia Huddle para melhoria contínua dos processos assistenciais
Uma reunião de curta duração, de no máximo 20 minutos, realizada diariamente, é a recente estratégia implantada pela supervisão da Unidade de Cuidados Prolongados e Residência Assistencial do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS). A iniciativa tem por objetivo possibilitar o gerenciamento de problemas pontuais na unidade, ampliando a qualidade do atendimento e da segurança do paciente.
A Supervisora de Reabilitação da Residência Assistencial e Internação, Cledma Pereira Ludovico, explica que o uso da metologia proporciona alinhamento entre as equipes identificando possíveis falhas antes mesmo de acontecerem e possibilita elencar ações de melhorias. "O uso da ferramenta HUDDLE otimiza os processos de trabalho com reflexos nos êxitos da assistência e nas altas hospitalares. Todo esse processo está voltado para o bem-estar do paciente, sem desperdício de recursos e de tempo", afirma.
No HDS, os encontros acontecem diariamente, sendo que na sexta-feira a reunião sempre é estendida para discução de alguns pacientes elencados como prioritários, onde os profissionais discutem casos específicos no que se refere ao Projeto Terapêutico Singular dos pacientes em atendimento. São debates que aumentam a compreensão e auxiliam no desenvolvimento de uma cultura de segurança e qualidade no atendimento.
Segundo Cledma, com a implantação do Huddle, houve reflexo direto na melhoria da qualidade da assistência oferecida pelo hospital, criando uma gestão compartilhada, onde cada área contribui com o todo. A profissional ressalta ainda que os benefícios notados após a implantação foram a estimulação da colaboração espontânea e os profissionais conseguem ter uma conversa restrita, sem interrupções e sem distrações.